São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TROFÉU SANTA CLARA

Os piores da TV


Milhares de internautas protestaram contra o baixo nível da programação


DA REDAÇÃO

COM UMA média de 32.800 votos em cada uma de suas 17 categorias, a versão 2001/2002 do troféu Santa Clara apontou os piores da TV aberta brasileira na opinião dos internautas que acessaram o site da Folha Online entre os dias 29 de julho e 4 de agosto. O campeão de votos neste ano foi o locutor da Rede Globo Galvão Bueno, considerado, pela sexta vez consecutiva, o pior em sua área de atuação. Galvão teve 18.177 votos (58% dos 31.237 consignados na categoria para a qual foi indicado). Mas o maior número de votos em termos absolutos foi para o apresentador da Rede TV! João Kléber, apontado como o pior por 21.638 internautas graças ao que vem fazendo nos programas "Canal Aberto" e "Eu Vi na TV". João Kléber deixou Ratinho, do SBT, o segundo colocado, na poeira, com apenas 6% (2.425 votos). Em termos relativos, porém, Kléber não foi tão bem (ou mal) como Galvão: teve 57% dos votos de sua categoria, 1% menos que o global. Outro campeão de votos foi o ator Alexandre Frota, que atua na novela "Marisol", do SBT. Para 17.207 telespectadores-votantes, Frota é o pior da TV na arte de interpretar. Foram 47% dos votos, quase o dobro do segundo colocado, Júnior (9.271), o cantor-irmão-da-Sandy que protagoniza um seriado dominical na Globo. Reynaldo Gianecchini, o Toni de "Esperança" (Globo), eleito o pior ator na edição passada e na retrasada do Santa Clara, ficou em terceiro lugar desta vez, com 6% dos votos (2.361). Também tiveram votações expressivas o programa "Festa do Mallandro" (Gazeta), o pior entre todos da TV brasileira na opinião de 15.843 eleitores (48%), e o humorístico "A Praça É Nossa" (SBT), execrado por 15.262 votantes (47%).

Voto consciente Uma análise dos números da votação (veja a íntegra ao lado) mostra que o eleitor votou apenas nas categorias das quais tinha conhecimento ou que o interessavam mais. O maior número de votos foi consignado na categoria pior novela (41.829), e o menor, na de pior programa feminino (27.342). Já o maior fiasco da temporada -Marisa Orth na desastrada apresentação do "Big Brother Brasil 1" (8.036 votos, 22%)- motivou 35.880 internautas a votarem. Em segundo lugar no fiasco, novamente João Kléber, graças às denúncias de casos falsos em seu programa, com 6.663 votos (19%).

O sistema Neste ano, a escolha dos piores da TV apresentou uma mudança em relação às edições anteriores: no site da Folha Online, onde ocorreu a votação, foram colocadas listas de indicados para as 17 categorias.
Alguns leitores reclamaram de omissões involuntárias de nomes como o de Adriane Galisteu na categoria de pior apresentadora. A Redação reconhece o erro e promete não esquecer ninguém no próximo ano.

Veja como ficou o ranking no site da Ilustrada Online



Texto Anterior: Entrevista - Valéria Monteiro: 'Vulgaridade virou arma'
Próximo Texto: Provocação de Antônio Abujamra completa dois anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.