São Paulo, domingo, 11 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prix Jeunesse traz ao país programas infantis da Europa

da Agência Folha

Dois programas infanto-juvenis, de produtoras independente européias, selecionados no festival Prix Jeunesse 98, em Munique (Alemanha), chegam em breve à TV brasileira: "Teletubbies" (na Globo) e a série "Os Direitos das Crianças" (na MultiRio, canal público da cidade do Rio).
Todas as produções apresentadas no festival foram previamente exibidas nas TVs de seus países de origem.
Na edição deste ano, o Prix Jeunesse teve mais de 200 programas inscritos, direcionados a três faixas etárias (até 7 anos, de 7 a 12 anos e de 12 a 17 anos). Sob a classificação de ficção ou não ficção, todos têm até 60 minutos de duração.
Dos 84 finalistas, 24 foram trazidos ao Brasil. Entre os dias 21 e 23 de setembro, eles foram exibidos em um workshop no Instituto Goethe (SP), que reuniu 80 profissionais de TV, entre diretores e produtores, roteiristas, além de educadores, jornalistas e editores de literatura.
De acordo com a coordenadora do encontro, Beth Carmona, 43, "nessa segunda edição do Prix Jeunesse no país -a primeira ocorreu em 97- a tendência das produções que compõem o pacote que veio ao Brasil é por temáticas comportamentais e assuntos como amizade, solidariedade e cidadania".
A cada dois anos, o Prix Jeunesse reúne cerca de 300 profissionais, que representam 94 estações de TV de 53 países diferentes.
"Os profissionais de TV brasileiros devem absorver boas idéias dessa bagagem de programas e transformá-las em algo que as crianças e adolescentes tirem proveito", afirmou a secretária-geral da fundação Prix Jeunesse, Ursula von Zallinger. (ALi)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.