São Paulo, domingo, 12 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Passagem
Record, 16h45.
(Crossworlds). EUA, 1997, 92 min. Direção: Krishna Rao. Com Rutger Hauer, Josh Charles. No futuro, militar da resistência guarda medalhão que é a chave do portal entre dimensões paralelas. Mas, como na nossa pobre realidade, há os vilões de sempre, cobiçando e fazendo de tudo para se apossar de um bem precioso (no caso, o medalhão). Mudam as eras, o resto continua igual.

O Combate - Lágrimas do Guerreiro
Record, 19h15.
(Crying Freeman). EUA, 1996, 105 min. Direção: Christopher Gans. Com Mark Dacascos, Julie Condra, Tcheky Karyo. Criminosos fazem lavagem cerebral em um fulano e o transformam em Freeman, a máquina de matar. A questão é: o amor de uma mulher poderia desfazer o encanto? Chora o guerreiro e choramos nós outros.

Quando se Perde a Inocência
Bandeirantes, 20h.
(When Innocence is Lost). EUA, 1997, 90 min. Direção: Bethany Rooney. Com Keri Russell, Jill Clayburgh, Vince Corazza. Garota abandonada grávida pelo namorado decide ter o filho. Diante das dificuldades que se seguem, abandona a criança. Os avós descobrem o ocorrido e conseguem a guarda do bebê. Então, a mãe se arrepende e entra na briga para ficar com a criança. Trololó feito para TV e baseado em fatos reais (a moça da história chama-se Erica French).

O Segredo de Mary Reilly
Record, 21h.
(Mary Reilly). EUA, 1996, 118 min. Direção: Stephen Frears. Com Julia Roberts, John Malkovich, Glenn Close. Mary Reilly, criada do dr. Jekyll, atrai a atenção de seu reprimido patrão, ao mesmo tempo em que sente-se atraída pelo alterego do patrão, mr. Hyde. Variação em torno da fábula de Robert Louis Stevenson, que nunca teve muita sorte em cinema. A caução agora é Frears. A ver.

Soldier Boyz
Globo, 23h45.
(Soldier Boyz). EUA, 1995. Direção: Louis Mourneau. Com Michael Dudikoff, Cedrick Terrell. Grupo de delinquentes é enviado ao Vietnã, sob a liderança de Dudikoff, a fim de libertar a filha de um empresário, sequestrada por terroristas interessados em criar acidente diplomático. Um pouco de "Rambo", um tanto de "Os Doze Condenados" e pau na máquina.

Mata Hari
Rede TV!, 1h.
(Mata Hari). EUA, 1985, 103 min. Direção: Curtis Harrington. Com Sylvia Kristel, Christopher Cazenove, Oliver Tobias. Sylvia Kristel empresta sua beleza, arrasadora, mas então já fenecente, a Mata Hari, a célebre dançarina que usava seus dons de sedução como arma de espionagem, durante a Primeira Guerra. Mas a idéia do filme não é falar de espionagem ou sedução: é só aplicar uma luz melada sobre cenários kitch e dizer que é erotismo.

O Grande Sucesso de Rock Hunter
Globo, 1h20.
(Will Sucess Spoil Rock Hunter? /Oh! For a Man!). EUA, 1957. Direção: Frank Tashlin. Com Jayne Mansfield, Tony Randall, Joan Blondell. Randall é o publicitário que, para não perder o emprego, faz de tudo para que famosa atriz (Mansfield) tope fazer o comercial que acaba de criar. Jayne Mansfield faz uma caricatura de Jayne Mansfield e tem aqui, sem dúvida, seu grande momento no cinema. De resto, uma das grandes comédias dos anos 50.

Justiça
Bandeirantes, 1h30.
(Justice). Alemanha/Suíça, 1993, 103 min. Direção: Hans H. Geissendorfer. Com Maximilian Schell, Thomas Heinze, Anna Talbach. Jovem advogado recusa-se a defender famoso juiz, que matara um homem à vista de uma multidão de pessoas. Apesar da evidência do crime, como o juiz é poderoso, quem se estrepa é o advogado, que, aliás, havia testemunhado o crime. Caminhos tortuosos, à maneira alemã. Legendado.

O Preço da Justiça
Globo, 2h55.
(Kojak: The Price of Justice). EUA, 1987, 95 min. Direção: Alan Metzger. Com Telly Savalas, Kate Nelligan, Pat Hingle. O velho Theo Kojak, que fez a glória de Telly Savalas nos anos 70, ensaia um "revival". Ele investiga o brutal assassinato de duas crianças, sendo que a principal suspeita é ninguém menos que a mãe (delas, não a de Kojak, que Deus a tenha). Feito para TV e decepcionante.

DESTAQUES DA TV PAGA

Vida de Russel Crowe é tema de especial

Ex-barman, ex-garçom, ex-músico, Russel Crowe se tornou conhecido mundialmente ao ganhar o Oscar de melhor ator em 2001, por sua atuação no filme "Gladiador". Ele é o tema do programa "Celebrity Profile" que o canal E! - Entertainment Television (TVA, DirecTV) apresenta hoje, às 20h.
Com uma hora de duração, o especial contém, além de uma entrevista com o ator, cenas de filmes de que Crowe participou -entre eles, "A Prova", "O Informante, "Los Angeles, Cidade Proibida" e "Prova de Vida".
Esta última produção, aliás, teve seu período de filmagens tumultuado pelas notícias de que Crowe teria mantido um romance com a atriz Meg Ryan. Mas, o ator, hoje com 37 anos, sempre se esforçou para que os acontecimentos em sua vida particular não fizessem sombra à sua trajetória profissional.
O programa promete revelar o lado menos conhecido da vida de Crowe, que foi vítima de um plano de extorsão quando ainda estava na Austrália, país em que viveu depois de deixar a Nova Zelândia.

CELEBRITY PROFILE - Canal E! Entertainment Television, hoje, 20h.

GNT revê mazelas da AL

Os principais problemas da América Latina -da dívida externa ao machismo- são abordados no documentário inédito "Especial América Latina", que o canal GNT exibe hoje, às 23h20.
Produzido pela BBC de Londres, o programa tem uma hora de duração e enfoca, entre outros assuntos, a corrupção dos políticos em Honduras, a busca de milhares de pessoas por uma herança de US$ 28 bilhões em Cuba e o problemático machismo que envolve a cultura nicaraguense.

ESPECIAL AMÉRICA LATINA - GNT, hoje, 23h20

VALE A PENA VER

Abujamra "provoca" cubana

A professora de Filosofia da Universidade de Havana Isabel Monal é a convidada de Antônio Abujamra no "Provocações", que a TV Cultura transmite hoje, às 20h30. Revolucionária da velha guarda, ela vai abordar, entre outros temas, a necessidade de o regime de Fidel Castro se adequar às expectativas da nova geração cubana.
Isabel estudou nos Estados Unidos e, de volta a Cuba, participou da Revolução de 1959. Nos anos 60, dirigiu o órgão responsável pela produção teatral cubana.
Na entrevista, ela comenta os preparativos de Fidel para deixar o poder e defende uma aproximação com os Estados Unidos desde que não haja influência na soberania de Cuba. Para Isabel, as conquistas populares hoje devem ser pacíficas.

PROVOCAÇÕES - Cultura, hoje, 20h30



Texto Anterior: Próximos capítulos
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.