São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROGRAMAS POLICIAIS
'PMs cometem abusos na TV'

da Reportagem Local

Benedito Domingos Mariano, 38, ombudsman da Polícia do Estado de São Paulo, diz que os programas de cobertura policial sensacionalista incentivam o abuso da PM.
"Empolgado com a presença da câmera, o policial geralmente tenta bancar o herói dos filmes de ação. Assume um comportamento mais agressivo e força uma situação", diz.
O ombudsman lembra que já existe uma portaria da Delegacia Geral da Polícia Civil que proíbe a participação de policias em programas. "Mas falta fiscalização do comando da Polícia Militar e da própria Delegacia Geral no sentido de impedir efetivamente que os policiais se envolvam."
Mariano ressalta que equipes de produção dos programas forjam diligências em parceria com alguns policiais. "'Na Rota do Crime', da Manchete, e 'Cidade Alerta', da Record, são os que mais mostram as perseguições. Em alguns casos, tenho a impressão de que foi tudo armado."
Segundo o ombudsman, o Ministério da Justiça deveria acompanhar melhor os programas para poder evitar uma possível apologia do crime. "O Ministério Público já encaminhou documento pedindo uma avaliação dos programas", afirma.
Mariano reconhece que os programas só existem porque o público gosta de se divertir vendo tragédias. "É assim desde a Grécia Antiga."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.