São Paulo, Domingo, 12 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELA CALIENTE
Apesar das atrações especialmente criadas para a temporada e muitas estréias, emissoras não inovam em sua programação de início de ano
Temporada de verão chega morna à TV

Folha Imagem
A apresentadora Babi, que comanda o "Erótica Verão", da MTV, de Lauro Freitas, na Bahia


ERIKA SALLUM
da reportagem local

Q UEM esperava que o verão do ano 2000 pudesse ser um marco para a TV brasileira, vai se decepcionar a partir de janeiro. Apesar de trazer novidades, estréias e atrações especiais para a nova estação, as emissoras preferiram apostar no "vale a pena ver de novo", com uma programação bastante semelhante à do verão passado.
Entre as mais criativas, se destacam a MTV, que leva o "Erótica" para as areias da Bahia e estréia o "Gogó", no qual o público, em estilo videokê, canta os maiores hits da temporada, e a Bandeirantes, que ressuscita seu "Verão Vivo", afastado das telas desde 95, com jogos e eventos esportivos transmitidos de uma arena montada em Santos.
"Antigamente, o "Verão Vivo" se concentrava no domingo; agora, vamos apresentá-lo aos sábados à tarde e domingos pela manhã. Haverá mais ação, com flashes inseridos na programação esportiva da semana", explicou Luciano Callegari Jr., diretor de eventos e jornalismo esportivo da Band/Traffic.
De 26 deste mês a 20 de fevereiro, o "Verão Vivo" vai mostrar campeonatos de futebol, vôlei, supercross e handebol e basquete -estes últimos também realizados na arena, que ganhará piso especial. A entrada para os eventos é franca.
Também na Bandeirantes, o "H", mesmo tendo trocado Luciano Huck por Otaviano Costa, mais uma vez se desloca neste verão para a Barra da Tijuca, no Rio, onde recheia sua tenda com games e, claro, a Feiticeira. O nome do programa será alterado em breve. "Ainda estamos organizando um novo formato, mas já decidimos que haverá referências ao novo milênio e mais ação e interatividade", disse o diretor Cristiano Mendes.
Já a MTV começa a exibir sua programação de verão no dia 3 de janeiro, quando vai ao ar, às 22h, o "Luau", gravado neste mês no município de Lauro de Freitas, em Salvador. Apresentado por Sabrina, o programa recebe como convidados O Rappa, Raimundos, Art Popular, Paralamas do Sucesso, Lenine, Lulu Santos, Nativus e Ira!.
"Estamos muito mais ecléticos, com bandas de vários estilos. A platéia cresceu desde 98, de 80 para 120 pessoas. E gravar na Bahia já é um acontecimento, pois aqui há uma mobilização do público que não existe no eixo Rio-SP", disse à Folha, em Lauro de Freitas, Rodrigo Carelli, supervisor do programa.
Se o cenário do "Luau" mescla canoas, frutas, redes e esteiras, em um estilo bem tropical, o "Erótica Verão" leva à praia baiana um clima cyber, futurista. Os apresentadores Babi e Jairo Bouer recebem convidados e adolescentes para falar de sexo em uma esfera prateada. A cama de Babi é substituída por um inflável transparente. Sem Internet ou telefone, as dúvidas do telespectador ficam guardadas em peixinhos de papel.
O "Erótica Verão", que estréia dia 5 de janeiro, às 22h, traz Reginaldo Rossi, Falcão, Carlinhos Brown, o goleiro Roger (que posou nu para uma revista masculina), Sidney Magal, Otto, Pepeu Gomes e Tatau, da banda Araketu.
"Nossa preocupação era saber como falar de sexo na praia sem parecer falso. Então criamos esse cenário "protegido", porém vasado, que faz parte da praia, mas que, ao mesmo tempo, não faz. A platéia está bem mais participativa, já que não temos mais a interatividade", afirmou Caique Novis, diretor do programa, ao lado de Raquel Affonso.
Além de Lauro de Freitas, o "Suor", que Sabrina apresenta junto com o VJ Edgar, também será gravado, em janeiro e fevereiro, em Arraial d'Ajuda (BA), Barra da Tijuca (Rio), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC) e Atlântida (RS).
O único a fugir do clima sol-praia-areia é João Gordo: seu programa, "Gordo Pop Show", no verão será gravado dentro de uma espécie de iglu.
A Record, se não traz grandes novidades no início do ano, recicla seus artistas, estreando um novo programa que será transmitido somente no verão. O ator Edilson de Oliveira, o Chiquinho do "Eliana & Alegria", estará à frente do "Ed Banana", a partir do dia 10 de janeiro, substituindo temporariamente a "Escolinha do Barulho". "Só posso adiantar que não se trata de um humorístico, mas de um programa com humor, onde Oliveira receberá convidados", afirmou o diretor José Amancio.
A Globo, por sua vez, começa o verão do ano 2000 com estréias. No dia 4, a emissora põe no ar a minissérie "A Muralha", escrita por Maria Adelaide Amaral e dirigida por Denise Saraceni, que conta a saga dos Bandeirantes, no final do século 16, como parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento. No elenco, Tarcísio Meira, Pedro Paulo Rangel, Alessandra Negrini e Letícia Sabatella, entre outros.
Também no próximo mês, está prevista a estréia do humorístico dominical "Megatom", de Tom Cavalcante. No final de janeiro, a emissora inaugura seu projeto de novelas curtas, com uma trama de Ana Maria Moretzsohn.
O SporTV aumenta em uma hora a programação da faixa "Zona de Impacto", voltada para um público jovem e exibida diariamente às 17h, com especiais dedicados à estação.


Texto Anterior: Superbowl cobra US$ 3 mi por 30s
Próximo Texto: Rede Globo estréia novela curta em janeiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.