São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
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TV NO MUNDO

PVR pode mudar radicalmente a TV

das agências internacionais

Um estudo feito pelo instituto Forrest Research alerta que, com a chegada ao mercado norte-americano dos novos videocassetes digitais, os hábitos da audiência vão mudar tão radicalmente que algumas emissoras de TV podem simplesmente ser extintas.
Segundo o estudo, 14 milhões de domicílios nos EUA já terão o equipamento no ano 2004. O Private Videocassete Recorder (ou PVR, como vem sendo chamado) é uma espécie de computador que permite que sejam gravadas até 28 horas de programação num disco rígido. O aparelho é "inteligente" e pode gravar um programa sem os comerciais que são exibidos nos intervalos.
Com isso, a publicidade na TV vai tornar-se menos eficiente e, consequentemente, mais barata, reduzindo o faturamento das emissoras.
Segundo o estudo, redes de TV como a NBC e a Fox, que têm uma audiência mais jovem e mais "tecnologicamente atualizada", vão sofrer mais com a popularização do PVR.
A saída, segundo alguns especialistas em TV, seria investir em novos tipos de propaganda (como inserções de merchandising dentro dos programas, não nos intervalos) e caprichar na transmissão de eventos "à prova de PVR", como os jogos de futebol americano, beisebol e basquete, nos quais as inserções publicitárias também são apresentadas mais dentro dos programas do que nos "breaks".
Para os canais da TV paga, a solução seria atrair mais assinantes e investir em uma programação "premium" que permita a cobrança de um valor mais alto junto às operadoras que a distribuem.

Quanto custa
Atualmente os PVRs estão sendo comercializados por duas empresas californianas: a TiVo (cujo equipamento permite seis horas de gravação e custa US$ 499, ou cerca de R$ 850) e a Replay, cujos aparelhos custam de US$ 599 (R$ 1.000) a US$ 1.499 (R$ 2.450) e têm capacidade de gravar de 3 a 28 horas de programação.
Para os próximos anos, prevê-se que o equipamento seja aprimorado e passe a ter capacidade de gravar até mil horas.

Adaptação
Pensando no futuro, na era digital, a rede NBC acaba de anunciar uma associação com a Intel, a maior fabricante mundial de chips, para desenvolver ferramentas para uma programação que contenha acesso à Internet, cartões eletrônicos de saudações, jogos e testes interativos.
A parceria foi anunciada durante uma convenção da Associação Norte-Americana de TV Aberta, realizada em Las Vegas na semana passada.
A emissora já está transmitindo alguns programas em alta definição, uma modalidade de TV digital que oferece imagem e som de primeira qualidade.
Essa programação interativa deve estrear já em setembro, com três horas semanais nas manhãs de sábado.


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