São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi a padroeira

DA REDAÇÃO

Uma mulher à frente de seu tempo. Assim pode ser descrita Santa Clara, a religiosa a quem o TV Folha homenageia com sua premiação anual.
No Natal de 1252, Clara Favarone, antes de ser sagrada santa, não pôde ir à celebração da Missa do Galo devido a uma grave doença que a acometia. Mas, mesmo em casa, vislumbrou com riqueza de detalhes a cerimônia, como se a tivesse visto por um televisor. Mais tarde, relatou a visão a freiras que acompanharam a missa e endossaram sua versão.
Filha de uma família nobre, Clara nasceu em Assis, em agosto de 1193. Aos 18 anos, fugiu de casa para viver sob os votos de pobreza, obediência e castidade. Em 1255, Clara foi canonizada pelo papa Alexandro 4º. Em 1958, o papa Pio 12 declarou Santa Clara "celeste padroeira da TV". A Carta Apostólica que a nomeia padroeira faz menção à visão que Clara teve e explica o porquê da nomeação: "para que essa invenção (a TV) seja protegida por uma direção divina, para evitar males e promover seu uso correto".
A TV brasileira não faz jus às belas imagens assistidas pela santa. Parafraseando a Carta Apostólica, no Brasil é preciso promover o uso correto da TV.



Texto Anterior: Simplesmente um lixo: Troféu Santa Clara flagra a difusão do ruim
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.