São Paulo, domingo, 13 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIVERSÁRIO
Alguns atores que atuaram na primeira transmissão no país ainda trabalham na área
TV brasileira completa 48 anos

da Reportagem Local

Nesta sexta-feira, a televisão brasileira comemora 48 anos no ar. A primeira transmissão televisiva no Brasil, feita pela TV Tupi, ocorreu no dia 18 de setembro de 1950, em São Paulo.
A maioria dos profissionais que atuou nessa transmissão era oriunda das rádios paulistas, e poucos ainda estão vivos.
Entre os que restaram, estão as atrizes Yara Lins, o primeiro rosto a aparecer na TV brasileira, e Lia de Aguiar, que também participou da primeira transmissão.
Yara Lins, 68, que atuou na novela "Os Ossos do Barão", exibida o ano passado no SBT, relata que a primeira transmissão foi um pouco amadorística e bem diferente do que hoje é transmitido na TV.
"Eu estava tão nervosa que quase não consegui pronunciar o meu texto. Entrei em pânico", recorda-se Yara.
"Nós, que éramos todos artistas de rádio, jamais imaginamos que um dia a TV fosse o maior meio de comunicação do Brasil. Nós sempre achamos que o rádio continuaria com sua força", lembra.
Segundo o produtor Luiz Gallon, que participou da produção da primeira transmissão, ela durou cerca de duas horas -começou às 20h30 do dia 18 de setembro de 1950 e foi até as 22h30.
"Levamos cerca de dois meses para organizar os primeiros programas. Fui eu e o Cássio Gabus Mendes que organizamos a primeira transmissão", afirma Gallon. Mendes escrevia novelas e foi o autor de "Beto Rockfeller", na Tupi, e "Elas por Elas", na Globo, entre outras.
O evento ocorreu com cerca de algumas horas de atraso, devido a um problema técnico com uma câmera que registrava as apresentações.
O empresário Assis Chateaubriand, dono da TV Tupi e dos Diários Associados, teria quebrado uma garrafa de champanhe na câmera, o que atrasou a exibição, ocorrência contestada por alguns.
"Tivemos que trocar de lugar. Daí nasceu a grande capacidade de improvisação da TV brasileira", afirma Lia Aguiar.
As atrações exibidas pela primeira vez por TV foram um show com a participação da cantora Wilma Bentivegna, além de um tenor mexicano e um espetáculo promovido por bailarinos do Teatro Municipal de São Paulo, além de discursos oficiais.
Um sucesso de rádio na época, "A Escolinha do Ciccillo", parecido com o humorístico "A Escolinha do Professor Raimundo", também foi exibido.
Como os aparelhos de televisão não eram muito comuns no Brasil, Chateaubriand importou inicialmente cerca de 50 aparelhos para a população acompanhar o evento.
As TVs foram colocadas em locais estratégicos da cidade, como o Jockey Club (região sudoeste) e a sede dos Diários Associados (região central).
Participaram ainda da transmissão a apresentadora Hebe Camargo e a atriz Lolita Rodrigues, que vive o papel de tia Clara na novela "Estrela de Fogo", em exibição da Record.
Para comemorar o aniversário, a Associação dos Pioneiros da TV de São Paulo vai promover uma festa no teatro São Pedro, em São Paulo, dia 23 de setembro, a partir rua Barra Funda, 171, Santa Cecília.
(RUI DANTAS)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.