São Paulo, domingo, 13 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELENOVELA

'Malhação' passa a ser ao vivo

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

Na tentativa de reanimar a combalida novela "Malhação", a Rede Globo vai radicalizar a partir do próximo dia 28: a atração adolescente passa a ser exibida ao vivo e será interativa.
"A novela será ao vivo mesmo. Vamos produzir o programa como os pioneiros faziam no tempo em que ainda não havia videotape, só que com recursos modernos, como a Internet", disse à Folha Flávio Colatrello, que assumiu a direção geral de "Malhação" no último dia 3.
A idéia de exibir a novela ao vivo é de Roberto Talma, que recentemente passou a ser o principal responsável por "Malhação". Em 95, Talma comandou a implantação da novela na Globo.
Em seu quarto ano, a produção vive sua pior crise no Ibope. No último dia 25, "Malhação", exibida a partir das 17h15, amargou 15 pontos de audiência na Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores. Em seu primeiro ano, raramente registrava menos de 30 pontos no Ibope.
"Malhação" sempre passou por mudanças de enredo e de elenco a cada início de ano. Mas, só em 98, já sofreu duas alterações. Essa será a terceira.
A atual fase, que aposta em cenas externas e de ação e é centralizada nos protagonistas Bruno (Rodrigo Faro) e Alice (Cássia Linhares), será extinta no próximo dia 25.
Com outra história, a nova fase retoma a academia de ginástica como principal cenário (como era até o final do ano passado) e "ressuscita" personagens e respectivos atores do enredo original -e que estão afastados desde o início deste ano.
Romão (Luigi Barrichelli), Mocotó (André Marques), Fabinho (Bruno de Luca) e Luísa (Fernanda Rodrigues) são alguns dos personagens/atores que estarão de volta.
"Vamos repescar antigos personagens, inserir novos e fazer outra série", avisa o roteirista e humorista Miguel Paiva, que passa a integrar a equipe de redatores de "Malhação", ao lado de Charles Peixoto e Ronaldo Santos.
"Na nova fase, Romão e Mocotó se encontram por acaso e, com saudades dos velhos tempos, resolvem reconstruir a academia, comprando uma casa em ruínas. Os ex-alunos passam a ser donos. A partir de então, a trama vai abordar suas dificuldades financeiras, os problemas dos adolescentes e seus amores", diz Paiva.
Segundo o diretor-geral Flávio Colatrello, "Malhação" terá infra-estrutura de "programa ao vivo". "O cenário será fixo e a céu aberto. Se estiver chovendo, vai chover também na novela. A idéia é chocar o público", diz.
O roteirista Paiva afirma que a produção está preparada e tem recursos para enfrentar os erros de uma atração ao vivo -e que conta com atores novatos.
"Queremos tirar proveito da espontaneidade dos jovens atores", diz. "Mas nem tudo será ao vivo. Algumas cenas serão gravadas", ressalva.

Interatividade
Segundo Colatrello, o telespectador poderá "conversar" em tempo real com os personagens pela Internet, participando de salas de bate-papo ou enviando e-mails. "A Internet também vai servir como um termômetro, podendo definir os rumos da trama."
"Queremos abrir alguns questionamentos íntimos de personagens e discussões sobre temas como drogas e aborto para o público participar", completa Miguel Paiva.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.