São Paulo, Domingo, 14 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAKING OF

"Pai" da Mônica fala sobre o mestre do gibi, Will Eisner

Évelson de Freitas/Folha Imagem
Mauricio de Sousa grava documentário sobre Eisner


da Reportagem Local

Mauricio de Sousa mostrou que realmente é "macaco de auditório" do colega norte-americano Will Eisner, durante sua participação no documentário "Will Eisner - Profissão Cartunista", gravada na semana passada pela TV Senac (canal pago da Net, Sky e DirecTV).
Em uma entrevista de mais de uma hora, em seu escritório em São Paulo, o criador da Turma da Mônica contou como o personagem Spirit, de Eisner, influenciou a criação da Mônica, 30 anos mais nova. "Aprendi com ele que um personagem não precisa ser superherói para ter sucesso", afirma.
O documentário, que está sendo realizado há dois anos e deve virar série, deverá ser exibido em outubro pela TV Senac, em três episódios.
O material para o vídeo começou a ser coletado em 97 durante a 3ª Bienal Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte.
Além de colher opiniões de cartunistas consagrados sobre Eisner, os diretores Paulo Serran e Marisa Furtado de Oliveira, da produtora carioca Scriptorium, montaram um cenário, durante a visita do desenhista norte-americano à Bienal, que reproduzia seu primeiro estúdio em 1941, em Nova York. O resultado foram quatro horas de fita e outras entrevistas agendadas, em seu atual estúdio e na sede da editora, nos Estados Unidos.
"O mais interessante é a proposta visual do programa, em que adaptamos a linguagem sequencial dos quadrinhos para a TV, como o uso de balões animados, sem transformá-los em animação", diz Serran.
Cada episódio, de 46 minutos, será "independente, porém complementar". O primeiro, intitulado "O Sonho", conta a trajetória do quadrinista e de como seu trabalho foi reconhecido. "Master Class" é uma aula de quadrinhos, que explica técnicas e a área empresarial. E "Spirit" trata do personagem do mesmo nome criado em 1940 por Eisner.
A conclusão do documentário está prevista para julho. Nesta semana, será gravada mais uma participação especial, a do cartunista Ziraldo.
De acordo com Serran, a idéia é que "Profissão Cartunista" se torne uma série, de 8 a 12 episódios, com os maiores nomes dos quadrinhos. "Ainda não fechamos acordo, mas já temos alguns autores escolhidos".
(DEBORAH GIANNINI)




Texto Anterior: Mulher acusa Ratinho de injúria
Próximo Texto: Turma vai para a Globo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.