São Paulo, Domingo, 14 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GNT exibe filme sobre Ali, o número 1 do boxe

EDUARDO OHATA
da Reportagem Local

A vitória de Muhammad Ali, então com 32 anos, sobre George Foreman, oito anos mais jovem, em 1974, no Zaire, tema de ""Quando Éramos Reis", definiu a posição do boxeador como o maior peso-pesado da história.
O canal GNT exibe o filme, dirigido por Leon Gast e que ganhou, entre outros prêmios, o Oscar de melhor documentário em 1996 nesta quarta, às 22h.
À época da luta, era difícil encontrar alguém que apostasse em Ali, pois o invicto Foreman, assim como Mike Tyson no início da carreira, era visto como um verdadeiro monstro.
Mas a ""luta na selva" não foi apenas um combate de boxe, mas uma batalha de convicções políticas. Ali ganhou notoriedade por lutar pelos direitos dos negros e também por se recusar a combater no Vietnã, razão pela qual amargou três anos na prisão.
Foreman, por outro lado, era visto como traidor dos negros e símbolo do colonialismo.
""Quando Éramos Reis" captura a atmosfera que envolveu o combate, abusando das cenas de Ali interagindo com as pessoas nas ruas do Zaire.
O filme conta também com depoimentos de personalidades que presenciaram o evento, como o escritor Norman Mailer, que posteriormente escreveu livro sobre o encontro.
Pessoas que foram influenciadas pelo ""tagarela de Louisville", como o cineasta Spike Lee, também dão suas opiniões.


Texto Anterior: TV paga: Canal encontra Cleópatra no mar
Próximo Texto: Oscar: TV exibe 90 filmes premiados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.