São Paulo, Domingo, 14 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAKING OF
"Santo de Casa..." é gravado horas antes e refeito diante de grupo de 80 espectadores
Correria diverte platéia de sitcom

da Reportagem Local

O animador falhou, mas o público se divertiu durante as gravações da sitcom "Santo de Casa... Faz Milagre", na última segunda-feira, no estúdio da produtora Interativa, na Barra da Tijuca, no Rio.
A série, junto com "Até que a Morte nos Separe", deverá estrear na Bandeirantes em maio e é uma co-produção da Sony.
A platéia de 80 pessoas que foi convidada para assistir às gravações ficou apática diante do animador contratado pelo estúdio para "esquentá-la" até o início da gravação. Mas riu das piadas do episódio "Flagrante Delito", o quarto da série.
"Achei divertido e engraçado, mas já tinha assistido a gravações de outros programas", disse a dona-de-casa Maria da Penha, 60.
Alexandre Bento, 22, já viu gravações de "Sai de Baixo", em São Paulo, e gostou mais do ritmo dos bastidores de "Santo". "Eles estão mais próximos e a correria é legal", conta.
Enquanto "Sai de Baixo", por exemplo, usa um cenário durante toda a ação, as sitcoms (comédias de costumes) usam mais ambientes. Essa troca faz com que os câmeras e técnicos corram entre uma cena e outra para posicionar os equipamentos, tudo isso na frente do público.
Mesmo com todas as paradas para troca de roupa e de posicionamento das câmeras, o episódio, de 19 minutos, foi gravado em pouco mais de meia hora.
"Parece uma bagunça, mas é tudo planejado. Todos sabem em que posição devem ficar e como agir", explica o diretor do programa, Walter Lima Jr..
Para que tudo dê certo diante da platéia, o episódio é gravado desde as 9h do mesmo dia até minutos antes da chagada da platéia. Os câmeras e os atores já sabem o que fazer em cena. Mas, se o capítulo já está pronto, por que refazê-lo?
"A platéia esquenta os atores e testa as piadas. Só sabemos se estamos sendo engraçados com a reação deles", afirma Lima Jr.. Na mesa de edição entram cenas das duas gravações.
No episódio gravado na segunda, Kiko (Daniel Boaventura) vai usar a banheira de sua patroa, Laura (Regina Remencius), sem saber que ela está tomando banho. Ele entra e a vê nua, causando um conflito que pode custar seu novo emprego.
As cenas do banho de Laura foram gravadas na semana anterior, no motel Vip's, na zona sul do Rio. A equipe foi obrigada a se instalar num quarto e a enfrentar os olhares curiosos dos usuários do local para fazer as gravações.
(ALEXANDRE MARON)



Texto Anterior: Próximos capítulos
Próximo Texto: TV no mundo: "Plantão" pode virar livro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.