São Paulo, domingo, 15 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

O Combate - Lágrimas do Guerreiro
Record, 19h30.
(Crying Freeman). EUA, 1996, 105 min. Direção: Christopher Gans. Com Mark Dacascos, Julie Condra, Tcheky Karyo. Criminosos fazem lavagem cerebral em um fulano e o transformam em Freeman, a máquina de matar. A questão é: o amor de uma mulher poderia desfazer o encanto? Chora o guerreiro e choramos nós outros.

Os Amores de Moll Flanders
Record, 21h.
(Moll Flanders). EUA, 1996, 105 min. Direção: Pen Denshan. Com Robin Wright, Morgan Freeman, Stockard Channing. Adaptação livre do romance do século 18, com Robin Wright vivendo as aventuras e, sobretudo, desventuras da prostituta Moll, passando por seu amor por um artista e pelos momentos de plenitude que lhe proporciona.

Invasão de Privacidade
Globo, 23h35.
(Sliver). EUA, 1993, 107 min. Direção: Philip Noyce. Com Sharon Stone, William Baldwin, Tom Berenger. Sharon vai morar num edifício onde acontecem estranhos crimes. E onde mora um aprendiz de dr. Mabuse, acumulando as funções de voyeur e maníaco de grandeza. Basta uma cena para saber quem é ele. Só o filme finge que não sabe. Mas isso não faz grande diferença: tudo é falso nele.

Cinderela em Paris
Rede TV!, 1h.
(Funny Face). EUA, 1957, 103 min. Direção: Stanley Donen. Com Fred Astaire, Audrey Hepburn, Kay Thompson. Pelo prazer de estar em Saint-Germain-des-Près, o coração da intelectualidade francesa, a existencialista Jo Stockton (Hepburn), de Nova York, deixa-se transformar em modelo de alta costura pelo fotógrafo Astaire. Musical de primeira.

A Cruz de Minha Vida
Bandeirantes, 1h30.
(Come Back Little Sheba). EUA, 1952, 99 min. Direção: Daniel Mann. Com Burt Lancaster, Shirley Both, Terry Moore. Os problemas de Doc (Lancaster) começam quando Lola (Booth) aparece grávida. Ele precisa interromper seus estudos de medicina para casar. Mas a criança nasce morta. É o começo de seus problemas, num filme que fez sucesso a seu tempo, mas visto hoje só se sustenta pela presença de Burt Lancaster, e olhe lá. P&B. Legendado.


DESTAQUES DA TV PAGA
GNT mostra a vida difícil nos EUA

O produtor e diretor Ted Lending levou cinco anos para fazer o documentário "Legado", que o GNT exibe hoje, às 23h20. Trata-se da história da família Collins, que vive num dos conjuntos habitacionais mais violentos dos Estados Unidos e que tenta se recuperar social e emocionalmente da morte de um filho, até então o homem da casa.
Com 90 minutos de duração, o filme é narrado pela motivada Nicole, que é incentivada a ir à escola para dar alguma perspectiva de futuro à mãe, à tia e à avó. A produção foi premiada nos festivais internacionais de cinema de Chicago, Flórida e São Francisco, além de ter sido indicada para o prêmio da International Documentary, para o Grande Prêmio do Júri do Sundance Film Festival e para o Oscar de melhor longa de documentário deste ano.
Nicole vive com a mãe, que não consegue se manter em emprego algum, com a tia, que luta para abandonar o vício da cocaína, e com a avó, que por toda a vida tentou sair daquele conjunto habitacional. Quatro gerações de mulheres afro-americanas às voltas com uma ácida realidade e com a falta de horizontes de qualquer natureza.
Uma das características do documentário é enfatizar a linguagem corporal dos personagens -expressões faciais, gestos e demais movimentos, além do tom de voz. É, ao mesmo tempo, divertido em sua concepção e sensível no enfoque das situações constrangedoras que afligem os Collins.
O canal GNT programou reapresentações de "Legado" no próximo sábado, às 8h e 13h, e na madrugada do domingo 22, às 5h.


LEGADO - GNT, hoje, às 23h20

AXN vai ao paraíso Galápagos

O canal AXN mostra hoje, às 14h e 21h, "On the Verge of the Extinction", um tour de dez dias pelo arquipélago Galápagos, no Equador. O programa tem a participação do mergulhador Lawrence Wabba, que guia a equipe formada por Toco Lenzi, Renato Castanho e José Requena, em busca de imagens do agressivo tubarão-martelo. O especial mostra ainda os recantos mais paradisíacos das ilhas, em meio a escaladas, trekking e, claro, mergulho.


ON THE VERGE OF THE EXTINCTION - AXN, hoje, 14h e 21h

Canal Brasil exibe curtas de animação

O Canal Brasil tem uma programação especial motivada pela 9ª edição do Festival Anima Mundi, que acontece entre os dias 13 e 22 no Rio e 25 e 29 em São Paulo. A sessão "Curta na Tela" apresentará a mais recente safra brasileiras de filmes em animação, incluindo curtas premiados no Brasil e no exterior. Hoje, às 20h, vai ao ar "De Janela Pro Cinema", de 1999, dirigido por Quiá Rodrigues e com 14 minutos de duração. A partir de uma mulher misteriosa e sensual, o curta faz uma homenagem ao cinema. Em seguida, o canal exibe "1500", de Maurício Squarisi, que mostra o encontro de Pedro Álvares Cabral, Pero Caminha e Frei Henrique com os índios.


Texto Anterior: Crítica - Hélio Schwartsman: O papel da TV pública
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.