São Paulo, Domingo, 15 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MTV
Festa de entrega da quinta edição do Video Music Brasil, comandada por Cazé, será exibida ao vivo na quinta
Capital e Leonardo são favoritos no VMB

da Reportagem Local

A MTV transmite ao vivo nesta quinta-feira, a partir das 22h, a quinta edição do Video Music Brasil, premiação da emissora para os melhores clipes do ano. A festa de entrega acontecerá na casa de espetáculos Via Funchal, em São Paulo.
Este ano, o canal criou duas novas categorias (axé e pagode) como parte do esforço de ampliar sua audiência. "Esses grupos perceberam que poderiam conquistar um novo público com clipes veiculados em nossa emissora", diz Zico Góes, diretor de programação da MTV.
Segundo Zico, os clipes produzidos nos últimos 12 meses tiveram mais chance de ser indicados do que nas edições anteriores. "Tivemos um número menor de clipes produzidos no Brasil em 99, mas aumentou a quantidade de clipes indicados."
A festa terá como tema dois assuntos bastante batidos: os 500 anos do Brasil e a virada do ano 2000. Entre os cantores e bandas que se apresentarão no palco, estão Paralamas do Sucesso, Dado Villa Lobos, Jota Quest, Raimundos, Milton Nascimento, Samuel Rosa (vocalista do Skank), Charlie Brown Jr. e K.L.Jay, DJ dos Racionais MCs.
Ao contrário das festas anteriores, que foram apresentadas por Pedro Cardoso, Marisa Orth e Carlinhos Brown, a aposta deste ano é um apresentador da própria emissora, o VJ Cazé, apresentador do programa "VJ por um Dia".
A lista dos apresentadores dos prêmios inclui Adriane Galisteu, Reginaldo Rossi, João Gordo, Salgadinho (vocalista do Katinguelê), Pepê & Neném, Claudinho e Buchecha e Babi, apresentadora do "Erótica MTV".
Liderando as indicações, estão um grupo já consagrado na emissora -Cidade Negra, com "Já Foi"- e uma banda que retorna ao cenário musical após anos de ausência -Capital Inicial, com "O Mundo". Cada um tem cinco indicações para seus clipes.
Os Paralamas do Sucesso, eternos vitoriosos da premiação, concorrem em três categorias com "Depois da Queda o Coice": escolha da audiência, clipe pop e edição.
O grupo de Herbert Vianna ganhou pelo menos um dos dois principais prêmios nas quatro edições anteriores do evento: escolha da audiência em 95, com "Uma Brasileira", e clipe do ano de 96 a 98 com "Lourinha Bombril", "Busca Vida" e "Ela Disse Adeus", respectivamente.
O Skank, que ganhou o prêmio de escolha da audiência em 96 (por "Garota Nacional") e 97 (por "É Uma Partida de Futebol"), concorre em quatro categorias com o clipe "Mandrake e os Cubanos": clipe do ano, escolha da audiência, clipe pop e direção.

Leonardo favorito
O italiano Carmine, diretor do clipe do Capital Inicial, um dos favoritos, acredita que deve ganhar em duas categorias: melhor clipe de rock, mais clipe do ano ou direção.
Mas ele considera o clipe do sertanejo Leonardo, "120, 150, 200 km por hora", o favorito a melhor clipe. "A tecnologia utilizada nesse clipe (o mesmo efeito visual do filme "Matrix') é pouco usada no Brasil", diz. "É bom que não estejamos tão atrasados assim em relação aos americanos."
O diretor ainda concorre com o clipe que dirigiu para os pagodeiros do Exaltasamba, "Eu Me Apaixonei pela Pessoa Errada".
Em relação às premiações passadas, Carmine considera que as indicações de 99 foram pulverizadas entre músicos de pequeno e grande sucesso comercial. "Espero que não se repitam os resultados anteriores, que concentraram as atenções em poucos artistas de grande porte."
(THIAGO STIVALETTI)


Texto Anterior: Programação da TV
Próximo Texto: Mundo country: Festa do peão de Barretos é destaque na Record e no CMT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.