São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DRAMATURGIA
Trama das sete terá um anjo que desce do céu para ajudar fotógrafo; a das oito fará referências a cultos afro-brasileiros
Misticismo permeia as novas novelas da Globo

CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

CANDOMBLÉ, Iemanjá, um anjo que cai do céu. O misticismo será abundante nas próximas novelas da Globo. Depois de "Laços de Família", o horário das oito será ocupado por "Segredos do Mar", adaptação de dois romances de Jorge Amado: "Mar Morto" e "A Descoberta da América pelos Turcos".
A trama se passa numa vila de pescadores, que têm a vida comandada por Iemanjá. Zezé Motta fará uma mãe-de-santo. "Vamos misturar um pouco de drama, mistério, humor e misticismo, que é bem próprio do universo de Jorge Amado", diz Ricardo Linhares, um dos autores da novela. Flávia Alessandra será Lívia, que vive um triângulo amoroso com o pescador Guma (Marcos Palmeira) e Alexandre (Leonardo Brício). Antônio Fagundes é o industrial Félix.
Para Flávia Alessandra, sua personagem tem pouquíssimo a ver com a original de Jorge Amado. "A única coisa em comum é o amor cego por Guma, um pescador prometido a Iemanjá. Mas a Lívia da novela será uma webdesigner. É independente, moderna, bem resolvida. Enquanto a de Jorge Amado é semi-analfabeta, rústica e dependente", conta a atriz.
A próxima novela das sete será "Um Anjo Caiu do Céu". É a história de um anjo desastrado (Caio Blat) que desce à Terra para salvar a vida do fotógrafo João Medeiros (Tarcísio Meira). Caio Blat já começou a preparação, consultando livros de budismo e filosofia oriental, para encarnar o espírito do anjo Rafael. "É um anjo muito moderno. Não tem asas, nada disso."
Rafael é um anjo que realiza sua primeira missão entre seres humanos. Só conhece a vida na Terra em teoria. "Ele se atrapalha com a coisas práticas. Fica excitado quando vê mulheres de biquíni na praia e se mete em confusões por causa da inexperiência", conta Blat.
O enredo é quase o mesmo do filme "Encontro Marcado", de 1998, no qual Brad Pitt representa a morte que vem buscar Anthony Hopkins e acaba caindo de amores pela filha dele, interpretada por Claire Forlani -um remake de "Uma Sombra Que Passa", de 1934.
Além do peso de ser protagonista pela primeira vez, Caio Blat sabe que não pode exagerar na dose. "É uma grande responsabilidade. Vamos estar brincando com esse tema (os anjos), que é sério e místico", diz.
A trama da próxima novela das seis, com estréia prevista para março, ainda está sendo mantida em segredo pela Globo. Mas há indícios de que também trará misticismo em seu conteúdo. Recentemente, a autora Ana Maria Moretzsohn, que deu pinceladas de espiritismo a seu último trabalho, "Esplendor", foi ao Vale do Amanhecer, perto de Brasília, para checar possíveis locações. O lugar é famoso por seus moradores, integrantes de uma seita mística que espera pelo fim do mundo.


Texto Anterior: Eleições: Band transmite debate amanhã
Próximo Texto: O que vem por aí
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.