São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2000

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TV PAGA
Como não dependem de concessões do governo, DirecTV, Sky e Tecsat já têm mais de 1 milhão de usuários no país
TV via satélite já concentra 30% dos assinantes no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

VOCÊ já deve ter ouvido falar de uma grande crise no setor de TV paga no Brasil, que teria entrado em um profundo quadro de estagnação nos últimos anos. Mas números recentes mostram que o cenário pode não ser tão trágico assim, principalmente por causa do crescimento intenso do sistema DTH (Direct-to-Home), cuja programação é transmitida via satélite e captada por pequenas antenas parabólicas e tem nas empresas Sky e DirecTV seus principais representantes.
Segundo dados de junho de 2000, recém-divulgados pela PTS - Pay-TV Survey, única empresa de pesquisa de mercado no setor de TV por assinatura no Brasil, o número de assinantes de DTH no país acaba de superar 1 milhão -o que significa mais de 30% dos 3.164.853 assinantes brasileiros.
Para ter uma idéia da evolução da tecnologia no Brasil, em 1997, dois anos após sua chegada ao país, o DTH possuía 392.838 assinantes, saltando para 905.348 em 1999 e, finalmente, atingindo a marca de 1.013.908 neste ano.
Uma explicação para esse crescimento, mesmo diante das crises econômicas que acometeram o Brasil nos últimos tempos, é o fato de o DTH não depender de novas concessões para operar, diferentemente da TV a cabo, por exemplo.
"De 1996 a 1999, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não deu nenhuma nova concessão de cabo ou MMDS (transmissão de sinais de TV por meio de microondas). Foi nesse período que o DTH se expandiu", afirma Otávio Jardanovski, diretor da PTS - Pay-TV Survey, que realiza suas pesquisas a partir de dados de todas as operadoras e programadoras do Brasil.
Renato Cavion, diretor comercial da Sky, acrescenta que o interior do país se estabeleceu como o grande consumidor dessa tecnologia. "Nosso crescimento sempre foi contínuo, principalmente nas cidades onde não há outra opção de TV por assinatura, apenas o DTH. Dos nossos 555 mil assinantes atuais, 70% são do interior. Para ter uma noção, estamos em 5.200 cidades brasileiras, enquanto a TV a cabo contempla um pouco mais de 80 cidades", explica Cavion.
Já a DirecTV, com cerca de 400 mil usuários no país (dados de junho), divulga um crescimento de 68% desde 1999 na América Latina, onde já conta com 1 milhão de assinantes. Estima-se que a Tecsat, a terceira maior operadora de DTH do país, tenha hoje 70 mil assinantes.

Previsões
Apesar do quadro animador, o número de assinantes de TV paga no Brasil ainda é muito pequeno se comparado ao mercado norte-americano, onde 75% do país possui o serviço.
"Em relação a 98 e 99, o número de assinantes vem aumentando, sim. Mas nunca seremos uma Argentina, por exemplo, onde 50% dos domicílios têm TV paga -enquanto, no Brasil, apenas 7% dos lares contam com o serviço. Dizem que, um dia, chegaremos a 35%, o que não acredito, mesmo com novas concessões, convergência etc. Em uma visão otimista, creio que teremos 7 milhões de assinantes em 2005", diz Jardanovski. (ERIKA SALLUM)


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