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TV PAGA
Como não dependem de concessões do governo, DirecTV, Sky e Tecsat já têm mais de 1 milhão de usuários no país
TV via satélite já concentra 30% dos assinantes no Brasil
DA REPORTAGEM LOCAL
VOCÊ já deve ter ouvido falar de
uma grande crise no setor de TV paga no Brasil, que teria entrado em um
profundo quadro de estagnação nos últimos anos. Mas números recentes mostram que o cenário pode não ser tão trágico assim, principalmente por causa do
crescimento intenso do sistema DTH
(Direct-to-Home), cuja programação é
transmitida via satélite e captada por pequenas antenas parabólicas e tem nas
empresas Sky e DirecTV seus principais
representantes.
Segundo dados de junho de 2000, recém-divulgados pela PTS - Pay-TV Survey, única empresa de pesquisa de mercado no setor de TV por assinatura no
Brasil, o número de assinantes de DTH
no país acaba de superar 1 milhão -o
que significa mais de 30% dos 3.164.853
assinantes brasileiros.
Para ter uma idéia da evolução da tecnologia no Brasil, em 1997, dois anos
após sua chegada ao país, o DTH possuía
392.838 assinantes, saltando para
905.348 em 1999 e, finalmente, atingindo
a marca de 1.013.908 neste ano.
Uma explicação para esse crescimento,
mesmo diante das crises econômicas que
acometeram o Brasil nos últimos tempos, é o fato de o DTH não depender de
novas concessões para operar, diferentemente da TV a cabo, por exemplo.
"De 1996 a 1999, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não deu
nenhuma nova concessão de cabo ou
MMDS (transmissão de sinais de TV por
meio de microondas). Foi nesse período
que o DTH se expandiu", afirma Otávio
Jardanovski, diretor da PTS - Pay-TV
Survey, que realiza suas pesquisas a partir de dados de todas as operadoras e
programadoras do Brasil.
Renato Cavion, diretor comercial da
Sky, acrescenta que o interior do país se
estabeleceu como o grande consumidor
dessa tecnologia. "Nosso crescimento
sempre foi contínuo, principalmente nas
cidades onde não há outra opção de TV
por assinatura, apenas o DTH. Dos nossos 555 mil assinantes atuais, 70% são do
interior. Para ter uma noção, estamos em
5.200 cidades brasileiras, enquanto a TV
a cabo contempla um pouco mais de 80
cidades", explica Cavion.
Já a DirecTV, com cerca de 400 mil
usuários no país (dados de junho), divulga um crescimento de 68% desde 1999 na
América Latina, onde já conta com 1 milhão de assinantes. Estima-se que a Tecsat, a terceira maior operadora de DTH
do país, tenha hoje 70 mil assinantes.
Previsões
Apesar do quadro animador, o número de assinantes de TV paga no Brasil
ainda é muito pequeno se comparado ao
mercado norte-americano, onde 75% do
país possui o serviço.
"Em relação a 98 e 99, o número de assinantes vem aumentando, sim. Mas
nunca seremos uma Argentina, por
exemplo, onde 50% dos domicílios têm
TV paga -enquanto, no Brasil, apenas
7% dos lares contam com o serviço. Dizem que, um dia, chegaremos a 35%, o
que não acredito, mesmo com novas
concessões, convergência etc. Em uma
visão otimista, creio que teremos 7 milhões de assinantes em 2005", diz Jardanovski. (ERIKA SALLUM)
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