São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2000

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PERFIL

HANS DONNER

Desde 1974, suas vinhetas e aberturas respondem pela identidade visual da Globo. Nascido na Alemanha e criado na Áustria, foi no Brasil que Hans Donner, 52, ganhou a fama de "mago da computação gráfica". Sua sala, porém, não tem computador. É cheia de maquetes, suvenires e relógios, uma obsessão que lhe custou críticas quando a Globo espalhou pelo país relógios em contagem regressiva para os 500 anos do Descobrimento.

BLITZ
Nome completo: Hans Donner
Local de nascimento: Wuppertal, Alemanha
Idade: 52
Passatempo: esquiar na Áustria

DA SUCURSAL DO RIO

Como você decidiu vir ao Brasil?
Eu estudava design em Viena. Li numa revista sobre o nível da propaganda no Brasil. Comprei bilhete de ida e volta, para 21 dias (de permanência). Cheguei sem conhecer ninguém.
Onde você procurou emprego?
Fui de porta em porta, em agência de propaganda, em estúdio de design. Todo mundo me elogiava e dizia: "Você é gênio", mas todos me despachavam porque os diretores de arte tinham medo e não me apresentavam para o dono da agência. Eu estava decepcionado porque já era o 20º dia, e eu ia voltar.
O que mudou o rumo da história?
Eu encontrei um cara no elevador, saindo da DPZ. É o Arlindo de Castro, que morreu há três anos. Ele era redator, e nós dois dançamos quando procuramos emprego na agência. Entramos no elevador. Eu não falava uma palavra de português e achava que ele não falava inglês. Ele me apresentou a um fotógrafo, o David Drew Zingg, que me trouxe para a sala do Walter Clark (diretor da Globo), no último dia de viagem.
Como foi a conversa com o Walter Clark?
Ele falou que seria bom eu ir trabalhar fora da Globo, com Cyro Del Nero, o cara que fazia todas as aberturas e vinhetas da emissora. Eu voltaria da Áustria para trabalhar para o cara, não para a Globo. Retornei para Viena, crente que o contrato que eu consegui aqui era válido. Quando cheguei à embaixada, o pessoal me despachou dizendo que eu nunca mais poderia voltar ao Brasil.
Por quê?
Assinei um contrato que não era legal. O Cyro Del Nero me deu um contrato para eu me afastar do país.
Como você conseguiu voltar?
Pedi dinheiro emprestado ao meu irmão para vir para cá mais uma vez. Ida sem volta, uma maluquice. Procurei o David Drew Zingg, mostrei o que eu tinha feito na Áustria, e no dia seguinte ele botou em todos os jornais, (nas colunas do) Ibrahim Sued, Zózimo: "O jovem famoso designer austríaco". A Globo leu no dia seguinte e foi me procurar.
Como você criou o logotipo da Globo?
Já tinha feito o logotipo durante a viagem para a Áustria, logo após encontrar o Walter pela primeira vez. Ele tinha sugerido que, pelo meu estilo, eu poderia fazer a nova marca da Globo. Rabisquei o logo num guardanapo da Swissair, que guardo comigo até hoje.
Como foi sua formação?
Estudei na escola de design Hohere Graphische Bundeslehr-und-Versuchsanstalt, em Viena. O meu design nasceu da vontade de fazer coisas que saíssem do papel.
Você não tem computador na sua sala. Por quê?
Nunca gostei, nunca tive computador na minha mesa. Não falo com máquina. Eu tenho meus gênios que adoram aprender nos softwares.
Que aberturas de programas você considera as mais bem realizadas?
As duas aberturas do "Fantástico", a de 83 e a de 86, e das novelas "Ti-Ti-Ti", "Tieta", "Laços de Família" e "Deus Nos Acuda". As pessoas pensam que a gente faz tudo com computador. Mas naquela época não tinha nada de computador. Era cenário. Na abertura de "Selva de Pedra", quem imaginava que aquele rosto do Tony Ramos era feito com 2.800 prediozinhos? Em "Deus nos Acuda", para fazer o Brasil sendo roubado, foi usado um guindaste que pegava uma sala de sete toneladas, onde estavam os figurantes, e afundava numa piscina de 220 mil litros de água.
Como você encarou as críticas feitas ao seu relógio dos 500 anos?
No relógio, o Brasil aparece no centro do mapa. Queria fazer uma coisa para retribuir tudo o que ganhei de paraíso aqui. Se eu pudesse tirar um pouco do sentimento de inferioridade dos brasileiros em relação ao Primeiro Mundo, eu seria feliz. (CRISTIAN KLEIN)



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