São Paulo, domingo, 16 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GNT presta homenagem ao jornalista Tim Lopes

Por conta da comoção após a morte de Tim Lopes -jornalista da Globo assassinado por traficantes de drogas quando fazia uma reportagem de denúncia no Rio-, o canal GNT exibe hoje os documentários "Notícias de uma Guerra Particular", às 22h30, e "Morrendo para Contar a História", às 23h30.
Dirigido por João Moreira Salles e Kátia Lund, com colaboração do cineasta Walter Salles, "Notícias de uma Guerra Particular" revela os bastidores da guerra travada entre policiais e o tráfico de drogas do Rio, alimentada por ódios recíprocos e multiplicadora da violência urbana. "Uma guerra inútil", como define um capitão da polícia, cujo depoimento está no documentário.
"Vivendo para Contar a História" mostra a trajetória de Dan Eldon, fotógrafo de 22 anos que trabalhava para a agência de notícias Reuters e foi um dos quatro jornalistas apedrejados até a morte num conflito na Somália, em 1993.
O documentário busca uma explicação para o fato de profissionais como Tim Lopes optarem por esse tipo de reportagem, arriscando a própria pele em busca de notícias ou imagens que desnudem conflitos armados ou a transgressão da lei. O programa reúne depoimentos de familiares de Eldon e de jornalistas que convivem ou já conviveram diariamente com o perigo, além de mostrar imagens impactantes.


"NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR" e "MORRENDO PARA CONTAR A HISTÓRIA" - GNT, hoje, a partir das 22h30



Texto Anterior: Entrevista - Rogério Gallo: Mion fará caridade
Próximo Texto: HBO estréia filme inédito sobre cena rave de San Francisco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.