São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUAVE VENENO 1
Nova atração da Globo copia o enredo central da clássica tragédia de Shakespeare
Novela é inspirada em 'Rei Lear'

Divulgação
Márcia (Luana Piovani) participará de uma conspiração para tirar seu pai do comando das empresas Marmoreal, na novela 'Suave Veneno'


ANNA LEE
da Sucursal do Rio

"Suave Veneno", a nova novela das oito da Globo, que estréia amanhã, mistura várias tramas, mas é basicamente a história de um homem traído por suas três filhas.
Isso porque o autor Aguinaldo Silva viu no mote principal da peça "Rei Lear", do dramaturgo inglês William Shakespeare, sua inspiração, "um escândalo que dava novela".
"Toda novela precisa de um escândalo para ser escrita. A história de filhas que estão dispostas a fazer qualquer coisa para tomar o império do pai é definitivamente um escândalo", afirmou Silva.
A peça de Shakespeare conta a história do rei Lear, que decide abdicar em favor das três filhas. O reino seria dividido conforme a afeição declarada ao pai. Uma delas, Cordélia, se recusa a fazer uma declaração para garantir interesses e é deserdada.
Lear acaba expulso do reino pelas duas outras filhas e, enlouquecido, vai morar na floresta. Ali, em meio a uma tempestade, é salvo pela filha deserdada. Eles se reconciliam. As duas outras irmãs mandam enforcar Cordélia. O rei morre de desgosto.
"Em minhas novelas procuro utilizar uma referência da literatura universal. Tramas que deram certo durante séculos porque tratam de mitos da humanidade e que falam diretamente ao espectador", disse Silva.
"Por ser baseado num texto de Shakespeare, as pessoas podem achar que a novela vai ser muito complicada. Mas na verdade a história é uma adaptação, o que resultou em uma obra muito popular, completamente reciclada."
Em sua reciclagem, Aguinaldo transformou o rei Lear em um empresário pernambucano, Waldomiro (José Wilker), conhecido como "Imperador do Mármore". Ele se mudou para o Rio e, ao longo de 30 anos, enriqueceu.
Casou-se com Eleonor (Irene Ravache), mulher de família tradicional, com quem teve três filhas: Maria Regina (Letícia Spiller), Maria Antonia (Vanessa Lóes) e Márcia Eduarda (Luana Piovani). Todas, juntas com seus maridos, têm cargos na empresa da família, a Marmoreal.
Quando a novela começa, Waldomiro está sendo pressionado pelas filhas, lideradas por Maria Regina, que desejam assumir o poder na empresa para implementar uma administração mais moderna.
"Suave Veneno" será, segundo Aguinaldo, uma novela urbana, "mas há um pouco de realismo fantástico, muito suspense e mistério", que serão mantidos a qualquer custo, segundo o autor.
"O Daniel Filho (diretor-geral) achou que, se a história vazasse, a novela perderia a graça. Fizemos um pacto. Nem mesmo os atores tiveram acesso à sinopse. Eles só saberão da história à medida que receberem os capítulos."
O maior suspense de "Suave Veneno", contou Silva, será o do personagem de Glória Pires, Maria Inês, que, depois de perder a memória num acidente, vai viver na casa de Waldomiro. É ela quem irá destilar o suave veneno.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.