São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colunas são horta para "plantação"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Colunas sociais, colunas de televisão e, mais recentemente, sites de celebridades são um terreno fértil para a plantação de fofocas, aqui no sentido de antiinformação, de má-fé em muitos casos.
A plantação de notas é artifício usado para obter determinados benefícios, como aumento salarial ou até um papel secundário numa novela de segunda -o que justificaria, então, a atriz Leila Lopes ser notícia quase diária nos sites?
O clássico da plantação é o assessor de imprensa ligar para o colunista dizendo que tem uma "nota exclusiva", que fulano está "negociando com a Globo".
Sem tempo para checar a informação e com medo de perder a "exclusividade" da "informação", muitas vezes o colunista ou o site publica a nota, que mais tarde se revela uma grande bobagem. Horta de colunista tem de ter muito herbicida para combater a plantação de ervas daninhas.
Rodolfo, exótico repórter do "Domingo Legal", já plantou mais de uma vez que estaria "com um pé na Globo". Na última vez que fez isso, estava indo para a "geladeira" do SBT, por indisciplina.
Em setembro, após o primeiro flerte com a Record, circulou na bolsa de boatos que Adriane Galisteu teria recebido convite para apresentar o "Programa Livre", informação que o SBT negou veementemente. Verdade ou mentira, o fato é que notas sobre o assunto justificaram, mais tarde, a retomada das negociações que tiraram a apresentadora da Rede TV!.
Às vezes, a plantação serve apenas para inflar egos ou suscitar invejas. É o caso de um apresentador de TV que me pediu, nesta semana, para dar uma nota dizendo que ele "foi visto nos corredores da presidência do SBT".
Tem também o caso do assessor, até bem-intencionado, que procurou este colunista pedindo para publicar uma foto de uma desconhecida atriz que "está se saindo muito bem no papel de telefonista" de um programa de variedades.


Texto Anterior: Olha eu aqui: Vale tudo para não ser esquecido
Próximo Texto: Manual antiostracismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.