São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Agora francês, Eurochannel quer deixar de ser "colonial"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

HÁ DOIS anos, a TVA resolveu deixar de produzir canais e se tornar apenas uma operadora. Agora, com a venda do Eurochannel -o único canal que era 100% da TVA- finalmente concretizou seu objetivo. A negociação envolveu US$ 8 milhões, e o comprador foi o grupo francês multiThématiques, cujos sócios majoritários são o Canal +, o grupo Lagardère e o Liberty Media.
O multiThématiques atua em 14 países, apenas com canais temáticos, e atinge cerca de 18 milhões de residências. Desde setembro, com a criação de um escritório em Miami, planeja o desenvolvimento de canais distintos na América Latina e nos Estados Unidos. O Eurochannel é a primeira aquisição do grupo na América Latina.
A mudança inicial no Eurochannel não será na programação, mas sim no site do canal, que terá conteúdo de banda larga e disponibilizará aos internautas biografias e entrevistas de artistas.
Segundo Marília Ayroza Galvão, diretora de marketing do Eurochannel, o novo site estará disponível ainda este ano. As mudanças na programação só devem começar a ocorrer em março do ano que vem.
"No início, o canal era voltado às colônias, exibindo jornais estrangeiros sem legendas. A linha do canal mudou nesse sentido. Vamos diminuir os jornais e investir mais em séries, documentários, música e cinema, passando mais filmes e ampliando nossa cobertura de festivais. O Eurochannel ainda terá à disposição todo o acervo do multiThématiques. Teremos muito material para usar, como entrevistas com artistas italianos e franceses", diz Marília, que garante que os programas nacionais, como o "Eurocurtas", serão mantidos.
A programação visual do canal também será alterada a partir de março. "O logotipo não muda, mas vamos dar uma cara nova, deixá-la mais moderna".
O Eurochannel continuará sendo distribuído pela TVA por, pelo menos, mais cinco anos, mas Marília não esconde o interesse do canal pela Net. "Interesse existe, claro, mas ainda não há nada oficial."
(FABIO DANESI ROSSI)




Texto Anterior: Você Decide: É correto dar à luz um doador?
Próximo Texto: Playboy TV faz concurso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.