São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Felpudo, o Cão Enfeitiçado
SBT, 13h.

(Shaggy Dog). EUA, 1994, 88 min. Direção: Dennis Dugan. Com Ed Begley Jr., Sharon Lawrence, Jon Polito. Jovem com pretensões literalmente explosivas a cientista pronuncia umas tantas palavras mágicas. Em vez do efeito mágico que espera, ele simplesmente entra no corpo do cachorro da vizinha (por quem está apaixonado). Apesar dos problemas com sua nova condição, nem tudo será infortúnio: graças a isso ele descobrirá que a vizinha está apaixonada por ele.

A Volta de Munchie
Record, 13h30.

(Munchie Strikes Back). EUA, 1994, 89 min. Direção: Jim Wynorski. Com Trenton Knight, Lesley-Anne Down, Andrew Stevens, Howard Hessman. Munchie é um extraterrestre em forma de bonequinho que já esteve na Terra (num filme de 1992) e agora volta com nova missão, mas acaba se envolvendo com a família com a qual vai viver. Obscuríssimo.

Reaprendendo a Viver
Record, 15h.

(Breaking Free). EUA, 1995, 97 min. Direção: David MacKay. Com Jeremy London, Gina Phillips, Megan Gallagher. Homem enviado a um rancho conhece ali uma ginasta cega e amargurada. A partir da amizade, a moça reencontrará a vontade de competir (e viver). Nada muito fora da convenção.

Duas Pequenas Vozes Bandeirantes, 20h.

(Two Voices). EUA, 1997, 93 min. Direção: Peter Levin. Com Mary McDonnell, Gail O'Grady. Sybil é uma mulher feliz até o dia em que descobre estar com câncer. Passa por tratamento e sofre horrores com os efeitos colaterais, dos quais não fora informada pelo médico. Em vista disso, luta em duas frentes: 1) contra a doença; 2) contra o médico e uma indústria farmacêutica, a quem processa. Feito para TV, claro.

Comando para Matar
Globo, 23h25.

(Commando). EUA, 1985, 90 min. Direção: Mark L. Lester. Com Arnold Schwarzenegger, Rae Dawn Chong, Dan Hedaya. Aposentado, o coronel Matrix vive em companhia da filha, feliz. Mas um ex-ditador cucaracho, para cuja deposição Matrix foi decisivo, vinga-se: sequestra sua filha e, em troca de sua vida, exige que o coronel volte a seu país e prepare sua volta triunfal ao poder.

À Procura de Mr. Goodbar
Rede TV!, 0h.

(Looking for Mr. Goodbar). EUA, 1977, 135 min. Direção: Richard Brooks. Com Diane Keaton, Richard Gere, Tuesday Weld, William Atherton, Tom Berenger. Um estranho filme e uma estranha personagem, já que Theresa Dunn (Keaton) é, de dia, uma educadora e, de noite, procura nos bares para solteiros um homem que responda a suas inquietações existenciais. Essa busca do equilíbrio por meio do desequilíbrio faz de Theresa muito mais que um personagem feminista (embora sua origem, o peso do catolicismo dos pais, induza a crer nisso). Isto é, ela não deixa de representar o feminismo, mas há algo de trágico que a leva mais longe. E Diane Keaton ajuda o personagem a viver. Filme convulsivo, desequilibrado, mas belíssimo.

Inferno na Torre
Globo, 1h15.

(Towering Inferno). EUA, 1974, 158 min. Direção: John Guillermin. Com Steve McQueen, Paul Newman. Arranha-céu babélico pega fogo logo no dia da sua inauguração, com pilhas de gente importante dentro. Exemplo típico do filme catástrofe dos anos 70, com idéias muito singelas.

O Fio da Navalha
Bandeirantes, 1h30.

(The Razor's Edge). EUA, 1946, 146 min. Direção: Edmund Goulding. Com Tyrone Power, Gene Tierney, Anne Baxter, John Payne, Clifton Webb. Soldado volta traumatizado da Primeira Guerra, larga a noiva, vai para a Índia em busca de sabedoria. Adaptação do livro de Somerset Maugham, que interpreta ele próprio um papel no filme. Fez sucesso a seu tempo. P&B. Legendado.

Sobrevivendo na Montanha
SBT, 3h30.

(Survival on the Mountain). EUA, 1997, 120 min. Direção: John Patterson. Com Dennis Boutsikaris, Ivan Tracey, Anthony Holland. Casal de americanos no Nepal comemora aniversário da mulher escalando o Himalaia. Não assim no peito e na raça. Têm um guia e tudo. No entanto, dificuldades inesperadas surgirão. Caso contrário, nem com boa vontade daria para fazer um filme. Ainda que para TV.

Dois Lutadores do Barulho
Globo, 3h50.

(Ninja Busters). EUA, 1984. Direção: Paul Kyriazi. Com Eric Lee, Sid Campbell. Dois amigos descobrem as atividades ilegais do patrão e levam a devida surra. Em vista disso, procuram um mestre de artes marciais para ajudá-los a combater os criminosos.

DESTAQUES DA TV PAGA

GNT traz especial sobre vida de Grace Kelly

Morta em um acidente de carro em 1982, aos 52 anos, Grace Kelly é considerada uma das grandes divas do cinema norte-americano. Longe das telas desde seu casamento com o príncipe Rainier 3º, de Mônaco, Kelly começou sua vida no cinema aos 22 anos, após uma carreira na Broadway iniciada em 1949, e ganhou o Oscar de melhor atriz em 1954.
Ao lado do ator Gary Cooper, ela obteve seu primeiro sucesso, no filme "High Noon", de 1952. No suspense "Disque M para Matar", do mestre do gênero Alfred Hitchcock, a atriz atingiu o ponto mais alto de sua carreira.
A trajetória completa de Kelly faz parte do documentário exibido às 7h e às 17h pelo canal GNT.

Cultura exibe "Os Últimos Isolados" final

O programa "As Faces do Mundo" (TV Cultura, 19h) apresenta o terceiro e último capítulo da série inédita "Os Últimos Isolados". A trilogia mostrou grupos humanos que vivem longe da modernidade e da globalização. No episódio, rodado no Brasil, o diretor Adrian Cowell segue uma equipe da Funai durante expedição de contato com índios Avá-Canoeiro, que ainda não foram alcançados pelo "mundo civilizado".



Texto Anterior: Crítica - Hélio Schwartsman: "No Limite" entre o chato e o filosófico
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.