São Paulo, domingo, 18 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRÉIAS

Band News origina "provedor"

Rede inaugura seu canal de notícias; virão ainda um infanto-juvenil e um internacional

DA REPORTAGEM LOCAL A ESTRÉIA amanhã, às 8h, do canal de notícias Band News marca o início das atividades do grupo Bandeirantes como programador ou "provedor de conteúdo", como eles se autodefinem.
Além do canal jornalístico, que será distribuído pela DirecTV, TVA e operadoras da NeoTV -que reúne empresas que não contam com canais Globosat-, a rede pretende criar um canal infanto-juvenil, o Band Kids, no segundo semestre, e outro voltado para brasileiros no exterior, em 2002, com atrações da Band e do Band News em sua grade.
O Band News estará disponível para cerca de 1 milhão de assinantes. O canal não terá programas, mas "módulos de informação" com 15 minutos de duração. Na primeira metade, será exibido noticiário brasileiro e internacional. Na segunda, haverá notícias de cultura, meteorologia, saúde, esporte e tecnologia.
"Por exemplo, se mostrarmos uma rebelião em um presídio, 15 minutos depois, o noticiário será atualizado e poderá trazer uma entrevista com o diretor do presídio e mais informações", diz Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band. O novo canal recebeu investimentos de cerca de US$ 6 milhões.
A cifra depositada no Band Kids foi ligeiramente inferior, segundo Roberto de Oliveira, vice-presidente da Bandeirantes. O Band Kids é um "filhote" do programa homônimo exibido pela Band. Alguns dos desenhos que já são exibidos na atração também estarão no canal, mas a aquisição dessas animações exigiu cuidados redobrados. "Adquirimos os direitos de exibição de vários desenhos para as TVs paga e aberta. Assim como o Band News, o Kids também terá 24 horas de programação. Prevalecerão em sua grade as animações japonesas, que agradam ao público infanto-juvenil, mas também aos adultos", afirma Oliveira. Entre os desenhos comprados pela rede visando o Band Kids, está a série "Slayers", uma "japanimation" com 130 episódios.
Segundo Oliveira, há também negociações para que o Band News esteja disponível para usuários do serviço Ajato, empresa ligada à TVA que provê acesso à Internet em banda larga (de alta velocidade). "Queremos criar produtos para todas as mídias." Ele afirma também que a entrada dos canais produzidos pela Band na grade de operadoras como a Net e a Sky, concorrentes, respectivamente da TVA e da Net, ocorrerá naturalmente. "Em três ou quatro anos, todos os canais devem estar disponíveis para todas as operadoras." (BRUNO GARCEZ)

Texto Anterior: Multiplicação das imagens: Interatividade vira fetiche na TV paga
Próximo Texto: Remake de "A Grande Família" vai ao ar dia 29
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.