UOL


São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVOLUÇÃO

Os "Thunderbirds" estão virando gente

Divulgação
Bonecos da série produzida em 1964 inspiram filme


JOSÉ AGUIAR
FREE-LANCE PARA A FOLHA

DEVE ENTRAR em produção ainda em 2003, com estréia prevista para o próximo ano, o primeiro longa-metragem inspirado em "Thunderbirds", seriado de televisão britânico com marionetes, surgido em 1964.

A direção será de Jonathan Frakes, o comandante de "Jornada nas Estrelas - A Nova Geração."
No novo filme, os personagens serão interpretados por atores de carne e osso, e os veículos em miniatura, produzidos por computação gráfica. O elenco ainda não foi escalado.
A telessérie original, um grande sucesso criado por Gerry Anderson, se passava no então distante ano de 2026 e mostrava as intrépidas aventuras da equipe Resgate Internacional. A organização era formada pelo milionário astronauta aposentado Jeff Tracy, que, após a morte da esposa, reúne seus filhos (Scott, Virgil, Gordon, John e Alan) para ajudar a quem precisasse, onde quer que fosse.
A trupe ainda contava com a ajuda da charmosa agente secreta Lady Penélope e do gênio científico da equipe, Brains. Para melhor auxiliar as autoridades em resgates de extremo perigo, cada um dos filhos de Tracy recebeu um poderoso veículo. As naves Thunderbird 1, 2 e 3, além de um submarino e uma estação espacial, foram industrializadas como brinquedos e encantaram as crianças da época, inclusive no Brasil.
A técnica de animação criada por Anderson chamava-se Supermarionation. Primeiro as vozes dos dubladores eram gravadas em estúdio. Depois de corretamente editadas, passavam a uma fita especial que era conectada aos bonecos. Todos eles possuíam sensores elétricos que, ao captarem os sinais da fita, sincronizavam os movimentos labiais dos personagens com o áudio.
Para criar os bonecos com fibra de vidro e poliestireno, a equipe trabalhou por seis meses. As feições de alguns deles foram baseadas em atores. Scott Tracy, por exemplo, parece com Sean Connery na época. O andar característico e o gingado dos bonecos era outro charme da produção. Alguns até fumavam. Os bonecos eram animados por titereiros que os manipulavam de uma plataforma elevada a mais de cinco metros do cenário.
Devido às dificuldades técnicas, foram produzidos apenas 32 episódios de "Thunderbirds". Mais dois filmes e várias derivações como revistas, livros e, claro, brinquedos. No Brasil, a série estreou na extinta TV Tupi, sendo exibida pela última vez nos anos 90, no SBT.


Texto Anterior: BNDES dá ajuda à obra de Netinho
Próximo Texto: Premiação: Sony exibe Globo de Ouro direto de L.A.
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.