São Paulo, domingo, 19 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Ex-mulher é para sempre

Anna Lee e Francisco Martins da Costa

A ATITUDE de Nicéa Pitta, que foi à TV revelar os podres da administração de seu marido, o prefeito de São Paulo, revela que não há nada mais apetitoso para conquistar a audiência do que esse "coquetel" que mistura grandes doses de poder, drama familiar e dinheiro.
A mesma combinação já foi responsável por elevados índices de audiência no Brasil e em outros países.
A princesa Diana, em sua primeira entrevista exclusiva na TV, em novembro de 97 -quando fez revelações sobre a família real britânica e sobre seu casamento com o príncipe Charles-, fez a BBC bater recorde de audiência no Reino Unido. Cerca de 21,1 milhões de pessoas assistiram ao programa "Panorama", cujo público normal é de cerca de 5 milhões.
Outra que lavou a roupa suja de um casamento desfeito em rede nacional foi Carola Scarpa, ex-mulher de Chiquinho Scarpa. Em abril do ano passado, ela foi a alguns dos programas mais sensacionalistas dizer que flagrou seu ex-marido na cama com dois homens.
Carola foi um hit instantâneo. Sem nenhum anúncio, fez o extinto "Leão Livre", da Record, chegar ao primeiro lugar no Ibope com uma média de 16 pontos -índice elevadíssimo, considerando que o programa foi ao ar após as 23h30. No mês seguinte, ela voltou ao "Leão Livre" e mais uma vez pôs a Record na liderança. Chegou até a participar do "cult" "MTV Erótica", dividindo a cama com a então apresentadora Babi.
Há poucas semanas, Mônica Santoro, ex-mulher de Romário, usou a TV para pressionar o ex-marido a aumentar a pensão alimentícia que paga aos filhos do casal, Romarinho e Moniquinha.
As emissoras adoraram o "babado", e as reportagens sobre as questões íntimas do casal viraram o prato principal de programas esportivos e de variedades.
Para alguns, a aparição de Nicéa no "Globo Repórter" lembrou a entrevista de Pedro Collor à revista "Veja", mas houve também quem lembrasse do depoimento de Miriam Cordeiro, ex-mulher de Luiz Inácio Lula da Silva, no programa eleitoral de Fernando Collor às vésperas do segundo turno da eleição de 1989.
Nicéa rendeu ao "Globo Repórter" 40 pontos de média no Ibope e 44 pontos de pico -uma média alta, considerando-se que, normalmente, o "Globo Repórter" oscila entre os 32 e os 38 pontos.
Cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
Mas não foi só a Rede Globo que faturou com o escândalo. Todas as emissoras estão tentando explorar o filão "Nicéa".
A ex-primeira-dama, quem diria, foi parar no "Note & Anote", da Record. Entre uma receita e outra, ela foi entrevistada pelo fofoqueiro Nelson Rubens, na terça-feira passada. A média foi de 6 pontos de audiência (normalmente fica entre 4 e 5).
Insatisfeita, Nicéa ainda ligou para o religioso "Fala Que Eu te Escuto", que a Rede Record exibe na madrugada, e para o feminino "A Casa É Sua", que a Rede TV! apresenta à tarde, para participar ao vivo.
No "Silvia Poppovic", da Band, na segunda-feira, Astrid Fontenelle, a nova apresentadora da atração, entrou ao vivo (o programa é sempre gravado) com o tema "Botei a boca no trombone". Participaram do debate pessoas que resolveram desabafar e revelar em público seus problemas mais íntimos. A média de audiência, no entanto, se manteve na casa dos 3 pontos.
Ainda na segunda-feira, Nicéa ocupou quase todo "SPTV - 1ª Edição", da Globo. A média foi de 16 pontos. Em dias "normais", o telejornal oscila entre 13 e 17 pontos.
O SBT resolveu atirar para o lado oposto, mostrando um depoimento de Celso Pitta, no "Domingo Legal". A emissora de Silvio Santos registrou, às 19h55, 27 pontos contra 20 pontos do "Domingão do Faustão", da Globo.
Na segunda-feira, foi a vez de Celso Pitta falar ao "Cidade Alerta - 2ª Edição", da Record. Concorrendo diretamente com o "Jornal Nacional", da Globo, o programa alcançou uma média de 10 pontos.
Como bem disse Lillian Witte Fibe ao abrir o "Jornal da Globo" na noite da exibição da explosiva entrevista de Nicéa ao "Globo Repórter", "ex-mulher é para sempre". Pitta, Charles, Romário e Chiquinho Scarpa que o digam...


Excepcionalmente nesta edição o artigo de Fernando de Barros e Silva não é publicado

Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: O que era para ser e o que é
Próximo Texto: Filmes de hoje
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.