São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECOLOGIA

"Expedições" entra em nova fase

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para quem está cansado de ver violência e pessimismo na TV, "Expedições", da TV Cultura, é um suspiro de alívio.
"Mostramos que o Brasil é muito rico e pode dar certo, ao contrário da maioria dos programas jornalísticos, que só explora "brabeira'", diz a apresentadora Paula Saldanha, 48, que há 25 anos dedica-se -ao lado do marido, o biólogo Roberto Werneck, 51- a documentários.
"Expedições" enfoca hoje as ilhas Palma de Mallorca e Ibiza, na Espanha (às 19h30). Os vulcões de Costa Rica e a península de Yucatán (México), berço dos maias, serão mostrados em breve.
Nessa nova fase do programa, os documentários sobre as viagens internacionais serão intercalados com as nacionais -um especial sobre Fernando de Noronha e uma edição sobre o rio Oiapoque devem ir ao ar nas próximas semanas.
Segundo Paula, o objetivo do programa é mostrar como as diversas populações interagem com a natureza e desenvolvem formas criativas e ecologicamente corretas de explorar recursos naturais.
"A TV tem o dever de preencher a lacuna deixada por nosso deficiente sistema educacional", diz Paula, formada em pedagogia e que afirma ter migrado para a TV para "poder ensinar a mais gente".
Apesar de ser exibido por uma emissora pública, o programa é crítico. "Não criticamos este ou aquele governo em particular, mas uma elite que se perpetua no poder", afirma a apresentadora. (CARLA MENEGHINI)



Texto Anterior: "Casa 3": "Eu mudei", diz Timóteo, a arma de Silvio
Próximo Texto: A arte de dublar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.