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VÍDEO
"Antes da Revolução", clássico de 64,
é relançado em vídeo pela Cult Filmes
A pré-revolução de Bertolucci
TIAGO MATA MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA
O NOME dos personagens vem de
um romance de Stendhal ("A Cartuxa de Parma") e o título do filme, de uma
frase de Tayllerand ("Quem não viveu os
anos antes da revolução não pode compreender o que é a doçura da vida."), mas
a grande influência deste clássico pré-68
de Bernardo Bertolucci é Godard e a
nouvelle vague francesa.
Se, em seu belíssimo longa de estréia,
"La Commare Secca", Bertolucci rendia
homenagem a Pasolini, mergulhando no
universo marginal suburbano de seu
mestre, em "Antes da Revolução" (1964),
ele se filia à inquietação estético-existencial dos franceses -a repercussão das
inovações godardianas é tão evidente
por aqui que os próprios personagens do
filme, cinéfilos engajados, não se furtam
de comentá-las abertamente.
Pode-se dizer, ao mesmo tempo, que
Fabrizio, o alter ego de Bertolucci em
"Antes da Revolução", antecipa a febre
romântico-marxista que tomaria conta
de Godard a partir de 1964. Ele é um jovem intelectual de Parma que só consegue dar vazão a seu ódio pela burguesia
local ao romper um noivado com uma
moça de boa família e iniciando um caso
incestuoso com a tia, Gina.
Personagem fascinante, histérica e depressiva, Gina é a origem de um dos temas mais recorrentes e subliminares da
obra de Bertolucci: o incesto. É a partir
desse tema que Bertolucci desenvolve
seu estilo próprio, uma estética de índole
inequivocamente erótica e uterina. Gina
funciona, portanto, como uma espécie
de matriz para a obra de Bertolucci.
Ao se deixar envolver pela personagem
estético-hedonista da tia, Fabrizio compreenderá que ele ainda está longe de viver sua "idade da razão". Perto da tia maluquinha, ele não passa de um chato.
A prevalência da personagem em "Antes da Revolução", relançado agora pela
Cult Filmes, assinala a vitória da estética
sobre a ética em Bertolucci -afinal, entre a ética e a estética, é preciso escolher,
mas é não menos verdade que, escolhendo uma a fundo, encontra-se a outra no
fim no caminho, como costumava dizer
Godard.
ANTES DA REVOLUÇÃO
Cult Filmes
(Prima della Revoluzione). Itália, 1964. Direção:
Bernardo Bertolucci. Com Francesco Barilli,
Adriana Asti, Allen Midgette. 115 min. Drama.
ILUSÕES DE ÓRBITA
Cult Filmes
(Orbis Pictus, Eslováquia/
República Tcheca, 1997).
Direção: Martin Sulik. Com
Dototka Nvotová, Marinán
Labuda, Bozidara
Turzonovová. 105 minutos.
Drama.
Garota de 16 anos sai de um
internato portando apenas
uma mensagem endereçada
à sua mãe. A carta diz que a
jovem não possui condições
de cuidar de si mesma por ter
uma visão ingênua e infantil
do mundo. Sem a proteção
da instituição, é forçada a
encontrar a mãe sozinha,
viajando pelo país com um
mapa tirado de um livro
qualquer. O diretor pincela
esta tragicomédia com
toques surrealistas e muitas
vezes são perdidos os limites
da realidade -como
durante um diálogo entre a
menina e sua mãe em versão
microscópica. Pelo caminho,
ela vai encontrar
personagens estranhos e seu
próprio destino. Prêmio
especial do júri no Festival de
Karlovy Vary, na República
Tcheca.
TRILOGIA STAR WARS
Fox
("Guerra nas Estrelas", "O
Império Contra-Ataca" e "O
Retorno de Jedi"). Direção:
George Lucas. Com Mark
Hamill, Harrison Ford, Carrie
Fisher. Aventura.
Fora dos catálogos por três
anos, a trilogia dos últimos
episódios da série "Star Wars"
está de volta em promoção
limitada. O pacote é
acompanhado por um
documentário de dez minutos
de duração sobre a próxima
saga, que tem lançamento
previsto para 2002, com
entrevistas com o diretor,
George Lucas, e o novo elenco.
A série tem preço sugerido de
R$ 54,90. Paralelamente, "A
Ameaça Fantasma" também
ganha cópias extras a R$ 19,90.
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