São Paulo, domingo, 20 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À FRANCESA

TV5 tenta ampliar seu público com séries e filmes legendados

DA REDAÇÃO

Não há dúvida de que na programação da TV paga as vedetes são os canais de desenhos, seriados e filmes americanos. Na contramão, quase na surdina, os canais europeus continuam restritos às suas colônias específicas. Para começar a mudar esse cenário e ampliar seu público, o francês TV5 quer falar nossa língua.
Entre as novas iniciativas, a mais interessante para o público brasileiro é a inclusão de legendas em português na sitcom "P.J. Police Judiciaire" e nos filmes exibidos pelo canal, o que corresponde a 30% da programação.
Na política de chamar a atenção do telespectador, o diretor-geral da TV5, Serge Adda, anuncia uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Pelo acordo, a TV5 irá exibir eventos culturais promovidos pela organização.
Para quem estranha o interesse francês pelo Brasil, basta lembrar que, no ano passado, o calendário brasileiro de eventos culturais esteve repleto de parcerias entre os dois países.
"É a única cadeia francófona no audiovisual brasileiro. Como canal internacional, a TV5-que existe desde 1984 e chegou ao Brasil em 1992- posiciona-se à frente dos outros canais europeus presentes no Brasil", diz o diretor de Desenvolvimento e Vendas para América Latina e Caribe, Frédéric Groll-Bourel.
Entre os planos para 2002, estão o aumento do número de programas legendados e uma política local de marketing, como a associação a eventos culturais. Atualmente, a TV5 tem uma parceria com a rede de ensino Aliança Francesa, onde sua programação serve também como material didático.
No entanto, Groll-Bourel diz que a TV5 não pretende criar uma base de produção no Brasil. "Não está prevista, por enquanto, a criação de programas, com exceção de especiais como o documentário "24 Horas no Rio" -com Regina Casé e Oscar Niemeyer- exibido em 2001."
Enquanto isso, o canal TV5 torna-se alternativa ao Eurochannel, com filmes como "André, o Magnífico" (hoje), "Simples Mortal (terça), "Marie-line" (dia 27) e a minissérie "Les Miserables", dirigida por Robert Hossein em 1984, que será exibida na íntegra no próximo dia 23 de fevereiro. (BRUNO SAITO)


Texto Anterior: Artigo - Luiz Fernando Carvalho: Coragem
Próximo Texto: Dicas da semana: Canal Brasil relembra Leon Hirszman
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.