UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Canal TV5 mostra filmes que fizeram história em Cannes

Canal francês exibe dez longas e 25 curtas que fazem parte da história do evento

FERNANDA DANNEMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

DURANTE todo o mês de maio, o canal pago francês TV5 (Net, Sky, Directv) vai celebrar o Festival de Cannes, que acontecerá entre os dias 14 e 25 do mesmo mês, no já lendário -ao menos para o cinema- balneário. A mostra "Les Enfants de Cannes" inclui dez longas que, ao longo de 25 anos, participaram do festival, além de 25 curtas produzidos por jovens cineastas. O canal exibirá, ainda, uma seleção de documentários sobre cinema -estes, infelizmente, sem legendas em português.
Por outro lado, todos os outros (longas e curtas) terão legendas; a única exceção será "Soleil Trompeur" (sol enganador), de 1994, dirigido pelo russo Nikita Mikhalkov, que também atua como ator.
O principal programador de filmes do canal TV5, Frédéric Mitterrand, que eventualmente também os apresenta antes da exibição, explica que nem todas as produções programadas integraram o Festival de Cannes. Algumas participaram de mostras paralelas, como "La Semaine de la Critique" (a semana da crítica) e "Perspectives du Cinema Français" (perspectivas do cinema francês).
"Em 2002, o canal enfatizou o cinema africano, mas neste ano valoriza a infância e a adolescência", diz Mitterrand, afirmando que os filmes escolhidos -mesmo aqueles que não foram premiados- chamaram a atenção do público e da crítica e revelaram talentos.
"A TV5 quer ressaltar o papel essencial do Festival de Cannes em relação ao cinema, inclusive possibilitando que novos diretores alcancem notoriedade internacional", diz ele.


LES ENFANTS DE CANNES - TV5 - durante o mês de maio, com estréias às 21h e reprises em diversos horários.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Sete filmes imperdíveis
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.