São Paulo, Domingo, 20 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV do PR produz minissérie sobre a colonização do Estado

JOSÉ MASCHIO
da Agência Folha, em Londrina

Depois de se firmar como pólo cinematográfico no sul do país, o município de Cascavel (PR) entra agora no esquema de produções de minisséries para a TV. Um projeto da TV Tarobá (afiliada da Rede Bandeirantes) em parceria com a Tigre Produções leva ao ar, no próximo mês, a primeira minissérie produzida fora do eixo Rio-São Paulo.
"A Saga", com pré-estréias simultâneas nas cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel agendadas para o próximo dia 26, faz parte de um projeto ambicioso da TV Tarobá: uma trilogia sobre as colonizações do oeste (Cascavel), extremo-oeste (Foz do Iguaçu) e norte do Paraná.
""Saga" foi toda produzida já na era da TV digitalizada. Vamos mostrar que temos capacidade técnica e artística para produzir boas séries", afirma Jorge Luiz Guirado, diretor-geral da TV Tarobá.
A minissérie, que será levada ao ar em cinco capítulos, custou R$ 400 mil para a emissora paranaense. Segundo Guirado, os custos foram pequenos "graças à criatividade do pessoal da produção".
Para gravar as cenas de época (a minissérie se passa em quatro fases, de 1917 até a década de 50), a Tigre Produções montou uma cidade cenográfica na zona rural de Cascavel.
"A Saga" tem roteiro e direção de Manaos Aristides. No elenco, João Vitti, Raimundo de Souza, Valdir Fernandes e Danilo Faro, além de atores locais.
A trama da minissérie é centrada em um personagem (Audálio dos Anjos), baseado na história real do pioneiro Sandálio dos Santos. Gaúcho, Santos, então com 14 anos, viajou, a pé, do seu Estado natal até a região de Cascavel no início do século e, para se instalar na futura Cascavel, teve que fugir dos exploradores argentinos de erva-mate e madeira que recrutavam trabalhadores escravos entre os índios caingangues.
"A Saga" pode ser exibida também nacionalmente pela Rede Bandeirantes.


Texto Anterior: Diversificação: Produtora faz TV e cria bandas pop
Próximo Texto: Seriados: Temporada termina no canal Sony
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.