São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Grande Família" ressuscita no set de gravação da novela "Zazá"

Alexandre Campbell/Folha Imagem
Em ''Zazá'', a atriz Fernanda Montenegro e o marido Fernando Torres atuam juntos


ELAINE GUERINI
da Reportagem Local

No espírito do extinto seriado "A Grande Família", alguns sets de gravação de novelas mais parecem uma confraternização entre casais, pais e filhos e irmãos. A produção atualmente no ar que reúne o maior número de "coligados" -seja pelo sangue ou pelo casamento- é a novela "Zazá", da Globo, com cinco casos de aparentados envolvendo o autor, os atores e o diretor.
Só no elenco figuram os casais Fernanda Montenegro e Fernando Torres, Alexandre Borges e Júlia Lemmertz e Letícia Spiller e Marcelo Novaes. A atriz Fernanda Muniz é filha do autor Lauro César Muniz, e Hilda Rebello, que entrou recentemente na trama como a cozinheira Castorina, é mãe do diretor Jorge Fernando. "O Jorginho pediu ao autor que desse esse nome à personagem para homenagear minha mãe", conta Hilda, 72.
O "lado família" de "Zazá" será reforçado com a chegada do personagem Abelardo, vivido por João Rebello, sobrinho de Jorge Fernando -por volta do capítulo 80. "Quem escolhe os atores é geralmente o diretor e o autor. O "casting" atende aos interesses do diretor, ele precisa trabalhar com quem tem afinidade", afirma Lauro César Muniz, 59.
Sobre a possibilidade de criar um papel para a filha, o autor diz que "estava devendo uma boa personagem a Fernanda". "Em 'Perigosas Peruas' e 'Araponga', ela fez papéis lineares. Agora, na pele de Marília, está explorando sua veia cômica."
O autor define a presença de três casais em "Zazá" como um aspecto curioso. Fernanda Montenegro e Fernando Torres, que não atuavam juntos em novela desde "Baila Comigo" (Globo, 1981), foram escolhidos separadamente. "Primeiro pensamos em Fernanda para o papel principal. Depois o Jorginho jantou com o Fernando e percebeu que ele tinha o tipo do Brigadeiro."
Já a volta da parceria romântica entre Letícia Spiller e Marcelo Novaes foi proposital. "Para nós, pareceu óbvio unir um casal que já tinha feito sucesso no passado", diz o autor, referindo-se à repercussão da novela "Quatro por Quatro" (Globo, 1995).
Júlia Lemmertz e Alexandre Borges foram escolhidos para viver dois irmãos -Fabiana e Solano, filhos de Zazá. "Encaramos o trabalho de forma obsessiva. Dou muito palpite no desempenho dele e vice-versa", comenta Júlia Lemmertz, 33.
Essa é a quarta produção de TV em que o casal atua -seu currículo conta com "Guerra sem Fim" (Manchete, 1994), "Mangueira - Amor à Primeira Vista" (Multishow, 1997) e "Quem É Você" (Globo, 1996). "Nunca fizemos exigência para trabalhar juntos. Deve ser coisa do destino", diz Alexandre Borges, 31.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.