São Paulo, Domingo, 22 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVELAS
Escritores buscam em livros, filmes, parentes e outras novelas inspiração para batizar mais de 40 personagens
Autores abusam de nomes estranhos

THIAGO STIVALETTI
da Reportagem Local

Uálber, Adelmo, Gylvânia, Renildo, Alceste, Gonçala, Oneide, Higino, Idalina. Onde os autores de novelas vão buscar nomes tão estranhos para batizar mais de 40 personagens? Na maior parte das vezes, em parentes e conhecidos.
"Sou um colecionador de nomes exóticos", diz Aguinaldo Silva, autor da novela das oito da Globo, "Suave Veneno". Ele afirma que Uálber (o guru interpretado por Diogo Vilela) não foi inspirado no místico Walter Mercado, mas em um primo seu, assim como Adelmo (Ângelo Antônio).
Maria do Carmo (Eva Todor) é o nome da mãe de Aguinaldo, e Alceste (Sergio Viotti), de um jornalista carioca amigo seu.
Na sinopse original, Maria Regina (Letícia Spiller) se chamaria Maria Elizabeth. Aguinaldo resolveu trocar o nome da personagem quando soube que seu colega Euclydes Marinho havia batizado de Elizabeth a personagem de Viviane Pasmanter em "Andando nas Nuvens". "O importante é que o nome da personagem de Letícia passasse uma idéia de realeza, e consegui manter isso."
Para Renildo (Rodrigo Faro), Aguinaldo diz que usou um nome muito comum em Pernambuco, mas confessa que pensou no nome do craque Ronaldo, no qual é inspirado o personagem. "Pensei em todos esses garotos que sonham em ficar ricos e famosos jogando futebol."
Com Gylvânia (Samara Felippo), o autor atendeu o pedido de uma vendedora de um shopping em São Conrado, no Rio. "Ela sempre me pedia para colocar o nome dela na próxima novela."
Como os nomes são muitos, ainda sobra espaço para referências ao cinema e à própria TV. Carlota Valdez (Betty Faria) é o nome da personagem de Kim Novak em "Um Corpo Que Cai", de Alfred Hitchcock. E Waldomiro (José Wilker) é referência a Waldomiro Pena, personagem de Hugo Carvana no primeiro trabalho de Aguinaldo na Globo, a série "Plantão de Polícia" (79).
Em sua primeira novela como autor principal, Euclydes Marinho resolveu homenagear todo mundo à sua volta em "Andando nas Nuvens", trama das 19h.
Sua mulher, a socialite Lilibeth Monteiro de Carvalho (ex-mulher do ex-presidente Collor) foi homenageada com o nome das três filhas de Otávio (Marco Nanini): seus três primeiros nomes de batismo são Celi (Mariana Ximenes), Elizabeth (Viviane Pasmanter) e Júlia (Débora Bloch).
Thiago (Caio Blat) é o nome de seu filho. Gonçala (Suzana Vieira) e Oneide (Isabela Garcia) são pessoas que trabalham com Euclydes.
Segundo o autor, o nome mais original que inventou foi Zelda Scott para a personagem de Andréa Beltrão na série "Armação Ilimitada". "Peguei da mulher do escritor Scott Fitzgerald (autor de "O Grande Gatsby')".
Gilberto Braga, autor de "Força de um Desejo", novela das 18h, diz que deixa a escolha dos nomes para os colegas. "Os nomes que acho bonitos ou coloridos se esgotaram há décadas."
Ele batizou de Agenor o personagem de Mário Lago na novela "Louco Amor" (83) por ser o primeiro nome do roqueiro Cazuza, filho de seus amigos João e Lucinha Araújo.
Para "Força de um Desejo", coube ao co-autor Alcides Nogueira a pesquisa em romances do século 18. "Higino e Idalina eram comuns na época", diz.
Esther (Malu Mader) e Trajano (André Barros) foram tirados do romance "A Morte de Trajano", do Visconde de Taunay.
Inácio (Fábio Assunção) é um personagem de "O Moço Loiro", de Joaquim Manoel de Macedo, e uma referência ao personagem de Dênis Carvalho em "Brilhante" (81), também de Gilberto Braga.
Em "Brilhante", Gilberto criou seu nome mais ousado: Chica Newman, personagem de Fernanda Montenegro. "A Fernanda me pediu para trocar, e eu bati o pé; com um mês de novela, o nome pegou, e ela me deu razão."
O autor brincou com o assunto em "Vale Tudo" (88). Em uma cena, a ambiciosa Maria de Fátima (Glória Pires) dizia à vilã Odete Roitman (Beatriz Segall) que odiava seu nome. Odete respondia:
-Você está errada. Maria de Fátima é nome de princesa.
-É. Dito por você é nome de princesa, mas dito pela minha mãe é nome de pobre.



Texto Anterior: Juca Kfouri terá mesa-redonda aos domingos na Rede TV!
Próximo Texto: Bella Donna
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.