São Paulo, Domingo, 23 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mensagens antidroga causam polêmica nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Executivos das principais redes de TV dos EUA negaram veementemente estarem recebendo incentivos financeiros do governo federal para que mensagens antidrogas sejam incorporadas nos roteiros de seus principais programas.
A acusação de que as redes estariam recebendo dinheiro da Casa Branca foi divulgada em um site de notícias online dos EUA na semana passada. De acordo com o site salon.com, os programas que teriam recebido dinheiro para exibir as tais mensagens seriam as séries "E.R." (da rede NBC), "Smart Guy" (da rede Warner) e "Barrados no Baile" e "Os Mais Procurados da América" (ambos da rede Fox).
Ainda segundo o informativo online, o governo dos EUA teria desembolsado aproximadamente US$ 22 milhões nessa campanha.
Segundo um porta-voz do governo norte-americano, o Departamento Nacional de Controle do Uso de Drogas assume que sua intenção é incorporar mensagens antidrogas no maior número de programas da TV, mas essa política não inclui nenhum tipo de pagamento ou coação. A idéia desse projeto surgiu a partir do sucesso da campanha federal pela redução das cenas de violência no cinema e na televisão.
Em 1998, um levantamento encomendado por esse mesmo departamento examinou 42 programas do horário nobre da TV e revelou que 20% deles continham menções às drogas ou mostravam explicitamente o consumo de maconha, cocaína e outros entorpecentes.


Texto Anterior: TV no mundo: Mal de Parkinson faz Fox sair da série "Spin City"
Próximo Texto: Disney terá canal latino na DirecTV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.