São Paulo, domingo, 24 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAKING OF
Vôo de balão revela parques nacionais

da Reportagem Local

O primeiro documentário da série de três filmes "Três Chapadas e um Balão" é a atração de hoje, às 18h30, na Cultura. É parte de um projeto de produzir documentários sobre parques nacionais brasileiros.
Os locais visitados foram as chapadas dos Guimarães, dos Veadeiros e Diamantina.
Os três episódios custaram R$ 1,2 milhão e foram produzidos em cerca de oito meses. Nos primeiros cinco meses, a equipe fez pesquisas, entrevistas e mapeou a geografia local.
As filmagens começaram em junho e terminaram em agosto de 1997. Foram cerca de 40 vôos.
O diretor dos documentários, Maurício Dias, 28, conta que a emoção do filme não está só nas histórias contadas pelas pessoas que moram nos parques. "Foi a maior aventura da minha vida", diz.
Para manter a segurança era necessário mobilizar cerca de 20 pessoas. No chão, três pick-ups com tração nas quatro rodas seguiam os dois balões.
Colocá-los nas carrocerias era difícil. O peso do balão, do equipamento e do cesto era de 400 kg.
A equipe de apoio consultava mapas da região. Baseados na velocidade do vento e nas coordenadas do balão, obtidas por meio de um sistema de localização por satélite, tentavam prever onde ele ia descer.
Dias conta que, por isso, a pesquisa do terreno e o mapeamento detalhado eram fundamentais. "A navegação está sujeita aos ventos. Se um balão não desce, ele é resgatado."
Mas o resgate, com todas as precauções tomadas, não era simples. Uma das pick-ups chegou a capotar nas proximidades de Uberlândia e um técnico de som foi arremessado do cesto num dos pousos.
A lona dos balões foi feita na Inglaterra em fibra especial que se fechava ao sofrer pequenos rasgos. Quando um dos balões desceu num rio, os cortes feitos na lona para escoar a água se fechavam. (ALEXANDRE MARON)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.