São Paulo, domingo, 24 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"SHOW DO MILHÃO"

Um dos erros do programa foi afirmar que os soldados da famosa guarda suíça do Vaticano devem ser cidadãos romanos

Disputa tem uma incorreção por mês

DA REPORTAGEM LOCAL

ALÉM dos relatados casos das dunas e dos anéis de Júpiter, o TV Folha detectou mais sete incorreções ocorridas no "Show do Milhão", do SBT.
São perguntas sem resposta (ou com mais de uma), alternativas imprecisas e questões com solução errada fornecida pelo jogo televisivo. De março a junho deste ano, foi encontrado pelo menos um desses casos por mês. Em alguns deles, a incorreção foi decisiva para desfazer o sonho dos participantes de alcançarem o sonhado milhão.
É o caso de uma concorrente do dia 25 de abril. E-mail enviado pela leitora Edna Marinho, dia 27 daquele mês, apontou o erro. A pergunta era qual o sinônimo de arrematar. Entre as alternativas, comprar e finalizar. A participante escolheu a primeira, mas o programa, a segunda.
A leitora afirma, com razão, que o dicionário "Aurélio" dá as duas respostas como sinônimos de arrematar.
Em março, o erro estava na pergunta sobre os anéis de Júpiter que tirou Mario Watanabe da competição.
Também naquele mês, dia 14, uma questão pecava pela imprecisão: "Em quantos filmes trabalhou o ex-presidente Ronald Reagan?". Greg Cumming, da Ronald Reagan Presidential Fundation, informou, por e-mail, que são exatamente 54 as produções com participação do ex-ator. "Cerca de 50" era a alternativa mais próxima.
Há ainda no programa situações em que o erro "ajuda" os concorrentes. No último dia 17, Eli de Souza foi desafiado a responder qual clube de futebol tem um anjo como mascote. Ele disse ser o São Paulo, e a alternativa foi considerada correta. Na verdade, o mascote do clube é o próprio São Paulo, que nunca foi anjo. Basta uma visita ao www.saopaulofc.com.br, no link "Memorial", para confirmar.
Há duas semanas, no último dia 13, a questão inicial apresentada a Angelo de Freitas era: "A guarda de honra do Vaticano é composta por quais cidadãos?". "Romanos" foi a alternativa escolhida e considerada correta pelo programa. Suíços seria a resposta certa, que, no entanto, nem estava entre as opções. O site do Vaticano (www.vatican.va) indica, em alemão, que a primeira exigência para um membro da guarda é ser "Schweizerbürger" (cidadão suíço).
Em português mesmo, o erro numa pergunta do dia 9 de maio surgiu após uma "consulta médica". A questão: "Em que tipo de paciente o urologista é especializado?". As alternativas: "1) Idosos; 2) Mulheres; 3) Homens; 4) Crianças".
Segundo o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Urologia, Irineu Rubinstein, a urologia "é uma especialidade cirúrgica relacionada a doenças do sistema urinário". Ele ainda informa que "o urologista atende a pacientes em todas as faixas etárias, de ambos os sexos". Ou seja, o urologista não é especializado em idades ou gêneros, portanto não havia resposta correta. O participante pulou essa questão. Números e eclipses No fórum do UOL (www.uol.com.br/forum), um internauta questiona a exatidão da pergunta: "Quantos 9 há de 0 a 100?". Segundo ele, duas respostas apresentadas pelo programa estariam corretas: "11" (já que 9x11=99, portanto o nove "cabe" 11 vezes entre 0 e 100) e "20" (pois esse é o número obtido se contados os noves que aparecem em 9, 19, 29, 39, 49, 59... 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99).
A reportagem procurou três professores do Instituto de Matemática e Estatística da USP (Francisco César Polcino, Hector Alfredo Merklen e Sérgio Oliva) e um do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (Ruy Exel). Os quatro concordam que a pergunta foi mal formulada.
Além das duas respostas apresentadas, haveria ainda a possibilidade de uma terceira (considerada mais correta pelos professores): existe apenas um nove entre 0 e 100. "O número 19, por exemplo, é representado na numeração decimal com os dígitos 1 e 9, mas, conceitualmente, não tem nenhuma relação com o número nove", explica Polcino.
Jesumário Magela, o participante que diz ter sido prejudicado pela pergunta das dunas, aponta outro erro no "Show do Milhão". Ele conta que uma concorrente foi derrubada na pergunta: "O eclipse ocorre em qual fase da lua?". Ela respondeu cheia, o programa, nova.
As duas respostas são corretas. "Eclipses solares ocorrem sempre na lua nova, pois é exatamente quando não se vê a Lua, que está na direção do Sol. No caso dos eclipses lunares, ocorre o contrário: eles são sempre na lua cheia. Se a questão não deixava claro se falava-se de um ou de outro, as duas respostas eram admissíveis", explica o professor do Instituto Astronômico e Geofísico da USP Roberto Costa. (RODRIGO DIONISIO)



Texto Anterior: Erros na TV: "Show do Milhão" erra e derruba participantes
Próximo Texto: Regulamento ignora os erros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.