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O povo na TV
Emissoras de TV abrem espaço para que o
telespectador mande mensagens, mostre seu
talento ou apenas tenha alguns segundos de fama
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Mostra a tua cara
ALINE SORDILI
da Reportagem Local
A nova mania na TV é dar espaço
aos espectadores para que eles se
manifestem, façam pedidos ou
simplesmente mandem um recado.
Cultura, SBT, Globo, Bandeirantes, MTV, Canal 21, Fox Kids e
Multishow são algumas das emissoras que aderiram à idéia.
Estudo feito pelo Departamento
de Pesquisa da Rede Globo aponta
que 88% dos entrevistados "querem novos talentos e o triunfo do
anônimo pela consagração na tela
da TV".
Aliada a grandes estrelas das novelas, a interatividade na programação tem sido o rumo tomado
pela emissora. Depois do sucesso
de "Altos Papos", quadro com
adolescentes comandado por Zeca
Camargo no dominical "Fantástico", a Globo abriu mais espaço para o telespectador.
A fórmula de jornalismo comunitário do "SPTV - 1ª Edição", com
o palanque do povo, é um dos
exemplos dessas iniciativas.
Mais recentemente, o "Mais Você", de Ana Maria Braga, instalou
um consultório -em forma de cabines- em shopping centers, onde pessoas revelam seus problemas para as câmeras. Depois, esses
depoimentos são analisados ao vivo por um psicólogo.
"Vivemos em um momento em
que as pessoas se expõem mais.
Mas não há diferença entre cronistas que escrevem em primeira pessoa e o povo que vai dar o seu recado na TV", analisa Ana Verônica
Mautner, psicanalista e escritora.
"Dar o recado" tem sido a forma
mais rápida de colocar o telespectador na tela. Após o lançamento
do cantor Júnior, que saiu da platéia para animar o programa quando uma das atrações furou, o "Domingão do Faustão" colocou no ar
o quadro "Mete Bronca".
"É um espaço para o telespectador dar sua mensagem. É como se
o povo se visse na tela, e isso cria
uma empatia com o telespectador,
que passará a assistir ao programa
procurando pessoas como ele",
acredita Alberto Luchetti, diretor-geral do "Domingão do Faustão".
Na última terça-feira, o diretor
Paulo Assis chamava as pessoas a
participarem do quadro, nas escadarias do colégio Objetivo, na avenida Paulista, em São Paulo: "Dê o
seu recado. Não temos nenhum tipo de censura, misture bronca e
humor. Fale sobre o que você quiser e ganhe uma camiseta".
Logo a fila se formou. "As pessoas realmente têm interesse em
participar. E o que era para ser só
uma coisa engraçada dentro do
programa vira um quadro comportamental", declara Paulo Assis.
Segundo Luchetti, essa diferença
de comportamento pode ser vista
entre Estados. "No Rio, as mensagens são brincalhonas. Em São
Paulo, o pessoal é mais sério. De 20
mensagens gravadas no Rio, mais
da metade é sobre cornos. Em São
Paulo, o pessoal cobra até dívidas e
reclama de professor", analisa.
Concorrente direto do apresentador Fausto Silva na briga pela audiência aos domingos, Gugu Liberato também abriu espaço para o
povo dar o seu recado no SBT.
"No "Cabine Legal", o pessoal fala
do namorado, canta, mexe com o
Gugu. É impressionante, porque
formam-se enormes filas nos
shoppings", afirma Roberto Manzoni, diretor-geral do programa.
"Hoje, a TV é a forma mais forte
e direta de a pessoa dar o seu recado para o mundo, já que a sociedade dá pouco espaço para a pessoa
reclamar", declara Ari Rehfeld,
psicoterapeuta e supervisor da clínica psicológica da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo).
Adolescentes
O público juvenil também tem
espaço nos programas da TV brasileira. Na nova versão do "H", da
Bandeirantes, foi criado o "Minuto
do H", um quadro onde os telespectadores mandam programetes
de um minuto para serem exibidos
no programa. Segundo Luiz Paulo
Simonetti, diretor, o objetivo do
quadro é mostrar a cara do país,
com trabalhos de todas as regiões.
"O pessoal ainda usa muito para
mandar recado, mas já temos recebido bons trabalhos, como um vídeo de Natal (RN) em homenagem
à Feiticeira e produções de faculdades de comunicação", diz Simonetti.
Ele acredita que as pessoas sejam
motivadas pela máxima consagrada do artista plástico Andy Warhol
-que afirmava ser possível qualquer pessoa ter no futuro 15 minutos de fama. "As pessoas querem
aparecer, não importa como. Acho
que a televisão ainda glamouriza
muito as pessoas e muitos vêm
atrás disso."
Na TV Cultura, bandas de garagem e de escola podem se apresentar no programa "Turma da Cultura". Depois de reformulado, o programa passou a dar mais espaço
para a música. Segundo Rogério
Brandão, diretor de programação,
pode se apresentar qualquer banda
formada por telespectadores.
Rede TV!
Com previsão de estréia da programação definitiva apenas em 8
de novembro, a Rede TV! deixará o
domingo nas mãos do telespectador. Das 14h às 20h, será apresentado o "TV Escolha", onde a audiência vai poder escolher sempre
entre três filmes por sessão.
"Vamos aproveitar a tecnologia
disponível para fazer a melhor programação para o telespectador",
declara Rogério Gallo, superintendente de programação da nova
emissora. A ex-Manchete foi comprada por Amílcare Dallevo Jr., dono de empresas de tecnologia e telecomunicações. A especialidade
da Tecnet era justamente receber e
contabilizar as ligações feitas para
os interativos "Você Decide" e "Intercine", da Rede Globo.
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