São Paulo, Domingo, 24 de Outubro de 1999
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O povo na TV


Emissoras de TV abrem espaço para que o telespectador mande mensagens, mostre seu talento ou apenas tenha alguns segundos de fama


Mostra a tua cara

ALINE SORDILI
da Reportagem Local

A nova mania na TV é dar espaço aos espectadores para que eles se manifestem, façam pedidos ou simplesmente mandem um recado.
Cultura, SBT, Globo, Bandeirantes, MTV, Canal 21, Fox Kids e Multishow são algumas das emissoras que aderiram à idéia.
Estudo feito pelo Departamento de Pesquisa da Rede Globo aponta que 88% dos entrevistados "querem novos talentos e o triunfo do anônimo pela consagração na tela da TV".
Aliada a grandes estrelas das novelas, a interatividade na programação tem sido o rumo tomado pela emissora. Depois do sucesso de "Altos Papos", quadro com adolescentes comandado por Zeca Camargo no dominical "Fantástico", a Globo abriu mais espaço para o telespectador.
A fórmula de jornalismo comunitário do "SPTV - 1ª Edição", com o palanque do povo, é um dos exemplos dessas iniciativas.
Mais recentemente, o "Mais Você", de Ana Maria Braga, instalou um consultório -em forma de cabines- em shopping centers, onde pessoas revelam seus problemas para as câmeras. Depois, esses depoimentos são analisados ao vivo por um psicólogo.
"Vivemos em um momento em que as pessoas se expõem mais. Mas não há diferença entre cronistas que escrevem em primeira pessoa e o povo que vai dar o seu recado na TV", analisa Ana Verônica Mautner, psicanalista e escritora.
"Dar o recado" tem sido a forma mais rápida de colocar o telespectador na tela. Após o lançamento do cantor Júnior, que saiu da platéia para animar o programa quando uma das atrações furou, o "Domingão do Faustão" colocou no ar o quadro "Mete Bronca".
"É um espaço para o telespectador dar sua mensagem. É como se o povo se visse na tela, e isso cria uma empatia com o telespectador, que passará a assistir ao programa procurando pessoas como ele", acredita Alberto Luchetti, diretor-geral do "Domingão do Faustão".
Na última terça-feira, o diretor Paulo Assis chamava as pessoas a participarem do quadro, nas escadarias do colégio Objetivo, na avenida Paulista, em São Paulo: "Dê o seu recado. Não temos nenhum tipo de censura, misture bronca e humor. Fale sobre o que você quiser e ganhe uma camiseta".
Logo a fila se formou. "As pessoas realmente têm interesse em participar. E o que era para ser só uma coisa engraçada dentro do programa vira um quadro comportamental", declara Paulo Assis.
Segundo Luchetti, essa diferença de comportamento pode ser vista entre Estados. "No Rio, as mensagens são brincalhonas. Em São Paulo, o pessoal é mais sério. De 20 mensagens gravadas no Rio, mais da metade é sobre cornos. Em São Paulo, o pessoal cobra até dívidas e reclama de professor", analisa.
Concorrente direto do apresentador Fausto Silva na briga pela audiência aos domingos, Gugu Liberato também abriu espaço para o povo dar o seu recado no SBT.
"No "Cabine Legal", o pessoal fala do namorado, canta, mexe com o Gugu. É impressionante, porque formam-se enormes filas nos shoppings", afirma Roberto Manzoni, diretor-geral do programa.
"Hoje, a TV é a forma mais forte e direta de a pessoa dar o seu recado para o mundo, já que a sociedade dá pouco espaço para a pessoa reclamar", declara Ari Rehfeld, psicoterapeuta e supervisor da clínica psicológica da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Adolescentes
O público juvenil também tem espaço nos programas da TV brasileira. Na nova versão do "H", da Bandeirantes, foi criado o "Minuto do H", um quadro onde os telespectadores mandam programetes de um minuto para serem exibidos no programa. Segundo Luiz Paulo Simonetti, diretor, o objetivo do quadro é mostrar a cara do país, com trabalhos de todas as regiões.
"O pessoal ainda usa muito para mandar recado, mas já temos recebido bons trabalhos, como um vídeo de Natal (RN) em homenagem à Feiticeira e produções de faculdades de comunicação", diz Simonetti.
Ele acredita que as pessoas sejam motivadas pela máxima consagrada do artista plástico Andy Warhol -que afirmava ser possível qualquer pessoa ter no futuro 15 minutos de fama. "As pessoas querem aparecer, não importa como. Acho que a televisão ainda glamouriza muito as pessoas e muitos vêm atrás disso."
Na TV Cultura, bandas de garagem e de escola podem se apresentar no programa "Turma da Cultura". Depois de reformulado, o programa passou a dar mais espaço para a música. Segundo Rogério Brandão, diretor de programação, pode se apresentar qualquer banda formada por telespectadores.

Rede TV!
Com previsão de estréia da programação definitiva apenas em 8 de novembro, a Rede TV! deixará o domingo nas mãos do telespectador. Das 14h às 20h, será apresentado o "TV Escolha", onde a audiência vai poder escolher sempre entre três filmes por sessão.
"Vamos aproveitar a tecnologia disponível para fazer a melhor programação para o telespectador", declara Rogério Gallo, superintendente de programação da nova emissora. A ex-Manchete foi comprada por Amílcare Dallevo Jr., dono de empresas de tecnologia e telecomunicações. A especialidade da Tecnet era justamente receber e contabilizar as ligações feitas para os interativos "Você Decide" e "Intercine", da Rede Globo.


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