UOL


São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUDIÊNCIA

Datanexus, primeiro concorrente do Ibope, será lançado quarta-feira

No ar, a dança dos números

DA REPORTAGEM LOCAL

A PARTIR da próxima quarta-feira, o Ibope deixa de ser o único monitorador de audiência da TV brasileira. O Instituto Datanexus, criado a partir de tecnologia desenvolvida pelo SBT, inicia a medição de telespectadores numa amostragem de 250 domicílios da Grande São Paulo.

Segundo o cientista político Carlos Novaes, presidente do Datanexus, a informação on-line definitiva dos números é exclusiva. "O Ibope demora para reunir dados e fazer os cálculos de porcentagem, nós não teremos esse problema", diz, referindo-se a eventuais distorções nos dados instantâneos aferidos pelo concorrente corrigidas em relatórios com dados consolidados divulgados no dia seguinte à exibição dos programas. "Com a nossa tecnologia, a conversão é feita de modo simples, é uma divisão."
A tecnologia do Datanexus, resultado de um investimento de R$ 4 milhões, segundo o instituto, é diferente.
Seu aparelho, batizado como "Medidor Datanexus", possui um controle remoto com oito botões de identificação, um para cada telespectador, e teclas de avaliação qualitativa dos programas (de péssimo a ótimo), que não serão divulgadas na amostra de audiência.
Quando o espectador se identifica ou muda o canal, um telefone celular instalado no aparelho envia o sinal à central do instituto, que reúne os dados, faz os cálculos dos percentuais de audiência e de público e os envia aos clientes, já consolidados, em tempo real.
O "Peoplemeter", do Ibope, envia os dados por rádiofrequência à central, através de antenas posicionadas na Grande SP. Mas os clientes só recebem os dados consolidados após 24 horas.
Para Novaes, a mais significativa vantagem da nova medição é o critério de seleção dos domicílios. "O Ibope fez 20 mil entrevistas em todo o Brasil [para selecionar os 750 domicílios de sua medição instantânea]. Nós fizemos 10 mil só na Grande São Paulo, com base no Censo de 2000 do IBGE, dados mais recentes", diz.
Na busca por clientes, o Datanexus oferecerá serviços gratuitos, para "degustação", e preços menores. "É uma tendência típica do fim do monopólio, que incentivava a negligência no atendimento e os preços altos", diz o cientista.
O presidente do Datanexus diz que a medição estará aberta a auditorias e acredita em um mercado mais "transparente". "As pessoas poderão acompanhar os dados da metodologia, pouco divulgados". (RODRIGO RAINHO)


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Ibope diz que nunca houve monopólio no setor
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.