São Paulo, domingo, 25 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO
Quando o crime compensa


"Sangue Novo" e "Os Saqueadores" provam boa fase do cinema inglês


FÁTIMA GIGLIOTTI
DA REDAÇÃO

VOCÊ é do tipo rato de locadora, aquele que garimpa entre os lançamentos bons filmes que passam batido entre o "blockbuster" e a revelação do mês? Então, aposte em "Sangue Novo", produção anglo-canadense com a estrela de "Matrix", Carrie-Anne Moss, o veterano John Hurt ("Alien") e Nick Moran, o apostador de "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes", talvez a grande revelação do cinema em 99. Não é apenas Moran o elo de ligação entre "Sangue Novo" e o filme de Guy Ritchie, atual namorado de Madonna e pai do segundo rebento da pop star. Ambos filiam-se à atual ótima safra do cinema inglês, combinam humor e crueldade (humor negro?) e contam a história de um crime imperfeito, por meio de roteiros originais e direção inventiva. Em "Sangue Novo", Moran interpreta um ladrãozinho de carros que se mete num projeto de "promoção" -o sequestro de um rico empresário- e acaba envolvido com criminosos da pesada. De alguma maneira brilhante, o filme constrói a seguinte situação: condenado à morte, o ladrãozinho arrisca a vida do pai para salvar a da irmã (que espera um doador de coração) e de seus parceiros. Mundo cão. Dá para ter uma idéia? Idéias não faltaram ao filho de Ridley Scott, Jake, em sua estréia com "Os Saqueadores", exibido nos cinemas como "Plunkett & Macleane". O jovem Scott transportou a arte do crime para a Inglaterra do século 18, diz-se, inspirado em dois ladrões da época que viraram lenda. Robert Carlyle e Jonny Lee Miller (de "Trainspotting") são o cerebral Plunkett e o sedutor Macleane. A dupla age como um Robin Hood em proveito próprio, numa antiga Inglaterra impecavelmente reconstituída e fotografada, embalada pelo mais moderno pop. Os crimes de "Sangue Novo" e "Os Saqueadores", pelo menos para o cinema, compensam.


SANGUE NOVO
Filmark
(New Blood, Canadá/Inglaterra, 1999). Direção: Michael Hurst. Com Nick Moran, John Hurt, Carrie-Anne Moss. 98 minutos. Suspense.




OS SAQUEADORES
CIC
(Plunkett & Macleane, Inglaterra, 1999). Direção: Jake Scott. Com Robert Carlyle, Jonny Lee Miller, Liv Tyler, Michael Gambon. 93 minutos. Comédia.




Texto Anterior: O bom do dia: Telecine traz 2ª Guerra com visão de Spielberg
Próximo Texto: Pokémon - O Filme
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.