São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATRAÇÃO FATAL
Popularidade da atriz cresce com o sucesso das vilãs Bete, de "Andando nas Nuvens", e Laura, de "Por Amor"
Viviane se dá bem como loira má

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Viviane Pasmanter, que atualmente faz o papel de Bete na novela 'Andando nas Nuvens', na Globo


ANNA LEE
da Sucursal do Rio

Não há como ver a Bete da novela das sete da Globo, "Andando na Nuvens", e não lembrar da Laura de "Por Amor", da mesma emissora. Mesmo que Viviane Pasmanter, 28, a intérprete das duas personagens, negue veementemente a semelhança.
Bete e Laura engravidaram e foram rejeitadas pelos pais das crianças. Tudo com um quê de "Atração Fatal", o filme em que Michael Douglas passa maus pedaços com Glenn Close depois de ter um "affair" com ela e rejeitá-la. Leia a seguir a entrevista que Viviane concedeu à Folha.

Folha - A Bete tem muitas semelhanças com a Laura, não é?
Viviane Pasmanter -
Talvez o público confunda de imediato, porque não dá para lembrar da Laura e não pensar na gravidez dela, e agora a Bete está grávida também. É uma coincidência, mas são personagens muito diferentes. A gravidez da Bete não foi de maneira nenhuma premeditada. A Laura podia ter muito de "Atração Fatal", mas a Bete não. Tanto é que ela não tem essa obsessão pelo Arnaldinho (Márcio Garcia), como a Laura tinha pelo Marcelo (Fábio Assunção). Ela é racional. Quer de qualquer maneira casar com um cara que tenha dinheiro porque acha que a felicidade está aí.

Folha - Essa idéia fixa não é uma forma de obsessão?
Viviane -
Não vejo como obsessão. A mulher é educada para buscar o parceiro que lhe dê segurança. No mundo animal também é assim. A fêmea busca o macho mais forte, que possa trazer comida para alimentar os filhotes. O machismo ainda impera.

Folha - Você foi educada assim?
Viviane -
Minha mãe nunca me disse que eu devo casar com um homem que me dê segurança, mas imagino que, se eu estiver com alguém desocupado, ela não vai gostar. Não busco um casamento, minha segurança vem do meu trabalho. Mas sei que sou uma exceção.

Folha - Você se imagina numa situação como a das personagens Bete e Laura?
Viviane -
Nem pensar! Se me apaixonasse pela pessoa errada, ia chorar muito em casa, cortaria meus pulsos, mas não os do cara. Cada um que segure sua onda.

Folha - O fato de a Bete ter engravidado tem a ver com a audiência que a gravidez de Laura deu à novela "Por Amor"?
Viviane -
Acho que não, apesar de terem me dito muitas vezes que, quando a Laura aparecia, a novela dava picos no Ibope. Mas não me preocupo com isso. Ganho o mesmo salário dando boa ou má audiência.

Folha - A Bete e a Laura podem te marcar como uma atriz de uma personagem só?
Viviane -
Definitivamente não. Já fiz vários papéis dóceis, mas as pessoas tendem a se lembrar dos fortes, como a Bete e a Laura. Quanto à gravidez, é normal que na minha idade eu faça personagens que engravidam.
Além disso, o Arnaldinho aceitará a gravidez da Bete e vai casar com ela. Ele gosta da Bete, só que é um "galinha". Não tem nem nada a ver com o Marcelo de "Por Amor", que não gostava da Laura.

Folha - Por que tanta eloquência em defender as diferenças entre Bete e Laura?
Viviane -
Tento fazer um personagem sempre diferente do outro. A Bete tem uma leveza que nenhum outro personagem me exigiu. Para mim ainda é difícil fazer, suas emoções são superficiais. O momento em que ela mais se emociona é quando percebe que, com a gravidez, terá varizes e seus seios vão cair. A Laura era fútil, mas antes de tudo era obsessiva. Talvez até tenha mais a ver com a Viviane, vou fundo nas emoções e em meus objetivos.

Folha -Você é uma obcecada?
Viviane -
Não. Sou dedicada. Perfeccionista.


Texto Anterior: TVA lança Internet por cabo em São Paulo
Próximo Texto: Futuro incerto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.