São Paulo, domingo, 25 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Euro discute relacionamentos nos tempos pré-AIDS

da Reportagem Local

Não menos polêmica que a série da HBO é a minissérie "Tales of the City", que o Eurochannel exibe a partir de hoje, sempre aos domingos, às 22h30.
A história mostra Mary Ann Singleton (Laura Linney), uma jovem que sai de Cleveland para São Francisco, nos EUA. Lá, trava contato com os hábitos da cidade, que vive a liberação sexual da década de 70, nos anos pré-AIDS.
O seriado é centrado no número 28 do condomínio Barbara Lane. No local, Anna Madrigal (Olympia Dukakis), a proprietária dos apartamentos, abriga personagens que retratam a diversidade de costumes e orientações sexuais que se evidenciava na época.
A minissérie, em seis capítulos, produzida em 1993 para o Channel 4, da Inglaterra, é baseada num livro de Armistead Maupin. Os textos originais da obra foram publicados em um jornal norte-americano na década de 70 para, só depois, virarem livro.
O canal PBS, que a exibiu nos EUA, chegou a sofrer ameaças de bomba de grupos conservadores norte-americanos que não gostaram das cenas de homossexualismo mostradas na produção.
"Esse furor se deu porque a série descrevia com precisão uma época com a qual as pessoas não se sentem à vontade hoje", afirma Laura Linney.
A despeito dos problemas enfrentados nos EUA, no ano passado, uma nova minissérie de seis episódios foi produzida, retomando as vidas dos personagens apenas seis semanas após os acontecimentos desta série.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.