São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA
Record recupera memória aos 45


Emissora tenta salvar acervo de fotos e pelo menos 26 mil fitas abandonadas em um depósito


ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

A Rede Record resolveu se preocupar com sua memória. Aos 45 anos, o acervo da emissora, a segunda a ser criada no país, estava abandonado.
São pelo menos 26 mil fitas de videoteipe e milhares de fotos. Grande parte desse material está fora de sequência e exige um trabalho lento de classificação. "Nós não sabemos o que vamos encontrar nas fitas. Decerto vamos ter várias surpresas", conta Ailson Ribeiro, que cuida do banco de imagens da Record.
As fitas foram retiradas da antiga sede da avenida Miruna desde julho deste ano. Mas o banco de imagens foi criado há cerca de um mês, quando Ribeiro começou o trabalho de garimpar o acervo.
A maior dificuldade nessa fase inicial do trabalho é separar, ordenar e descobrir as datas de cada registro. As fotos e muitas das fitas não possuem essas informações.
José Paulo Vallone, superintendente de operações da emissora, decidiu que o acervo servirá para criar um programa no próximo ano nos moldes do "Vídeo Show", da Globo.
"As pessoas acham que a história da TV se resume à da Rede Globo, mas não é verdade. Temos muitas coisas interessantes para mostrar", afirma Vallone.
Segundo o superintendente da Record, uma das idéias que ele pretende colocar em prática é a de exibir, por exemplo, "Família Trapo" no horário do "Sai de Baixo", da Globo. "Poderíamos fazer uma chamada dizendo: "Veja o original'", conta.
A emissora já recuperou o especial "A Dama das Camélias" (1972), programa humorístico dirigido por Nilton Travesso, atualmente diretor-geral da Bandeirantes.
O especial é protagonizado por Ronald Golias (hoje no elenco de "A Praça É Nossa", no SBT) e Hebe Camargo (atualmente apresentando seu próprio programa no SBT) e conta com participações de Carlos Alberto de Nóbrega e Caçulinha, entre outros.
Outro programa pronto para ir ao ar é "Romeu e Julieta", do mesmo ano, mais uma vez com a dupla Hebe e Golias. Nesse especial, a loira contracena com Nair Belo e mal consegue dizer as falas -as duas caem na gargalhada em diversas ocasiões.
"A idéia da emissora é levar os programas ao ar e entrevistar os artistas que participaram de cada uma das produções", explica Ribeiro.
Há ainda especiais musicais, como um no qual Jô Soares, Carvalhinho e Carlos Alberto de Nóbrega encarnam os três porquinhos e enfrentam um Roberto Carlos, vestido de Lobo Mau. Em outro musical, uma versão de "Chapeuzinho Vermelho", o cantor Wilson Simonal se veste também de Lobo Mau.
A próxima medida da Record será entregar as fitas de videoteipe para uma empresa que avaliará o estado e depois fará uma espécie de lavagem para retirar os fungos e a sujeira.
O que sobrar desse processo será levado para salas refrigeradas no novo depósito de fitas da emissora.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.