São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal Sony reprisa todas as séries


Justificativa é que as emissoras norte-americanas também estão repetindo episódios dos seriados


da Reportagem Local

A temporada de 98/99 dos seriados do canal pago Sony mal completou seu segundo mês e já apresenta semanas inteiras de reprises, episódios pulados, séries canceladas e problemas com legendas.
Os novos seriados começaram a ser exibidos no dia 19 de outubro, com 11 estréias e as novas temporadas de atrações como "The Nanny" e "O Quinteto" ("Party of Five").
"Dawson's Creek", por exemplo, não tem um episódio inédito exibido há três semanas. Com "Felicity", a situação é pior, um episódio em duas partes foi pulado.
Segundo Maria Ines Moane, diretora de operações do canal Sony, a maior parte dos seriados está sendo exibida no Brasil com duas a três semanas de diferença para os EUA, o que acaba causando problemas.
Quando uma guerra ou um grande evento esportivo acontece nos EUA, as emissoras de lá cancelam a programação normal. Duas ou três semanas depois, a Sony é obrigada a repetir o episódio.
Na Rede Globo, o fenômeno aconteceu algumas vezes este ano com o seriado "Mulher". Em dias em que havia jogos importantes, a emissora optou por transmitir reprises, já sabendo que a audiência seria menor.
Mas não houve quantidade de eventos grande o suficiente nos EUA para justificar tantos episódios repetidos.
Outro motivo alegado pela direção do canal para a sequência de reprises é que as emissoras norte-americanas também não exibem novos episódios no período de fim de ano e grande parte dos estúdios pára de produzir. Há uma política do canal de economizar episódios.
"Felicity" por exemplo, teve seu último episódio inédito (também não mostrado aqui no Brasil) exibido no dia 15 de dezembro. O próximo está programado para 12 de janeiro. Mas ninguém da Sony foi capaz de explicar o deslize do canal com o seriado.
A temporada dos seriados nos EUA tem 25 episódios, ou pouco mais de seis meses. É comum alongá-la com reprises durante o resto do ano ou no meio da temporada.
As legendas também causaram problemas. Houve programas em que as legendas foram mostradas com atraso ou que tinham o texto de uma outra atração.
O defeito aconteceu no computador que controla a legendagem dos programas do canal, cuja sede é em Caracas, na Venezuela. O sistema apresentou defeito, mas, segundo Moane, já foi consertado.
Outro problema surgiu com o cancelamento de alguns seriados. "Costello", "Trinity" e "Ilha da Fantasia" não terão novos episódios produzidos.
A Sony ainda não anunciou substitutos para todos os programas, mas estréia a série "Becker" na primeira semana de janeiro, no lugar de "Costello" (sextas, às 22h30).
"Becker", com Ted Danson, mostra um médico que trabalha para ajudar pessoas necessitadas, mas, em contraste, tem um gênio difícil.
Outro canal que está tendo problemas com seriados é a Warner. Das quatro estréias do canal duas foram canceladas, "Secret Lives of Men" e "Vengeance Unlimited".
Ainda não foi definido pelo canal que atrações seriam exibidas no lugar das canceladas, mas dois novos seriados vão estrear na segunda quinzena de fevereiro, ainda sem data definida: "Brimstone" e "Mortal Kombat".
A terceira estréia do canal é "Duques da Confusão", que foi exibida como "Os Gatões" pela Rede Globo na década de 80.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.