São Paulo, domingo, 29 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TROFÉU SANTA CLARA

Votação deste ano será aberta aos leitores

Ajude a escolher o pior da televisão

DA REDAÇÃO

ELA ESTÁ de volta, em versão revista e atualizada. Santa Clara, a padroeira da telinha, vem mais uma vez inspirar a escolha dos piores da televisão brasileira, em votação anual realizada pelo TV Folha.
Mas a versão 2001 do Troféu Santa Clara, em seu quinto ano de realização, traz uma novidade significativa: contará também com a participação dos leitores, que poderão votar por intermédio do site da Folha Online e, assim, ajudar o caderno a exercitar seu olho crítico sobre a programação da TV aberta brasileira.
Dessa forma, haverá a tradicional seleção feita por um corpo de jurados escolhidos pelo jornal e a eleição realizada diretamente pelos leitores.
O voto popular poderá ser exercido no site www.folha.com.br, de hoje até o próximo dia 8. Ali, o leitor-internauta encontrará as mesmas categorias que serão analisadas pelos jurados do prêmio. Ele poderá escolher livremente os piores em cada setor e também, se quiser, fazer comentários sobre sua escolha.
A idéia é confrontar as escolhas dos jornalistas que atuam em áreas diretamente ligadas à televisão com as dos telespectadores, os destinatários finais de tudo aquilo que as emissoras levam ao ar diariamente.

Categorias
Assim como nas quatro edições anteriores, o troféu -que é simbólico- será "entregue" a diversas categorias do meio televisivo, a saber:
Pior novela.
Pior atriz.
Pior ator.
Pior apresentador.
Pior apresentadora.
Pior programa humorístico.
Pior locutor esportivo.
Pior programa jornalístico.
Pior programa infantil.
Pior programa feminino.
Pior programa dominical.
O maior fiasco do ano.
O pior programa da TV.

O prêmio
O troféu Santa Clara surgiu em 1997, numa iniciativa do TV Folha para promover a crítica à baixa qualidade da programação da televisão aberta brasileira. Trata-se de um troféu simbólico, que tem como objetivo apontar, de maneira bem-humorada, aqueles que se destacaram negativamente em suas áreas de atuação, bem como eleger o pior programa, seja de qual categoria for.
Nas edições anteriores, apenas um júri votava. A partir deste ano, a escolha é democratizada e estendida aos leitores.

A padroeira
Clara Favarone foi uma religiosa nascida em Assis, Itália, em 1193. Canonizada em 1255, em 1958 ela foi declarada "celeste padroeira da TV" pelo papa Pio 12.


Texto Anterior: TV aberta: Band cria "news center'
Próximo Texto: MTV anuncia convidados do VMB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.