São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV Cultura dá voz aos diretores da Nouvelle Vague

Cineastas que participaram do movimento Nouvelle Vague, nascido sob a influência neo-realista e que dominou o cinema francês a partir de 1957, falam sobre a corrente no documentário "A Nouvelle Vague Por Ela Mesma", que a TV Cultura apresenta hoje às 17h.
Jean-Luc Godard analisa o filme "Tempo de Guerra", um libelo contra os conflitos entre nações que não teve sucesso na época em que foi lançado. Jean-Daniel Pollet aborda seu primeiro trabalho, "Pourvu Qu" On Ait L'ivresse", que subverteu a tendência ao realismo. François Truffaut dá depoimento sobre seu medo de que as imagens não interessassem ao público e sobre a opção pelos comentários em filmes como "Les Mistons".
Também estão no especial Henry Langlois, Claude Chabrol e Jean Rouch, que seguiram a receita de um cinema barato, ousado e crítico.
O programa exibe trechos de filmes como "Os Incompreendidos" (Truffaut), "Le Sang des Betes" e "La Tete Contre Les Murs" (Georges Franju) e "Adieu Philippine" (Jacques Rozier).


A NOUVELLE VAGUE POR ELA MESMA - TV Cultura, hoje, 17h



Texto Anterior: De Reeves a Reeve, um para cada geração
Próximo Texto: Vale a pena ver: Um olhar sobre 11 de setembro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.