São Paulo, domingo, 30 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES
O objetivo da série, que terá episódios de até 60 segundos, é ensinar a votar
TSE cria "novela" para educar

DA REPORTAGEM LOCAL

PARA tentar dar um ar mais simpático à campanha de educação da população para as próximas eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) resolveu inovar, investindo numa velha conhecida do grande público.

A partir de amanhã, vai ao ar nas redes de TV aberta, durante os intervalos da programação, uma espécie de novela para explicar ao eleitor a importância do voto, como usar a urna eletrônica, como escolher um candidato etc.
Produzida em Brasília, a novela, que pode ser mais bem definida como um seriado e será veiculada até o dia 1º de outubro, terá um total de 64 episódios, com duração de 15, 30 ou 60 segundos cada um, contando o cotidiano de uma família de classe média "tipicamente brasileira", os Bandeiras.
A família é composta pelos pais, por um filho de 11 anos -sempre curioso e atento aos fatos-, uma garota de 14, seu namorado, o avô e a empregada doméstica. Por meio de situações e diálogos simples, a família procura passar algumas lições do TSE.
"Nosso objetivo é educar os eleitores da forma mais prazerosa possível, com doses de humor. A novela é uma cartilha animada, trazendo mensagens de conscientização do voto de uma forma fácil de ser entendida e aprendida pela população", define Erika Bauer, uma das diretoras da série, feita pela produtora GW.
Segundo ela, a série pretende mostrar, por exemplo, como os idosos têm preferência na hora de votar, quanto tempo dura a votação, o que o eleitor deve fazer quando chega atrasado à seção e dar conselhos do tipo "não vote em quem promete dar muita coisa em troca".
Alguns rostos conhecidos do público, como os atores Rogério Froes e Roberto Bomtempo, participam da série, que foi toda produzida em Brasília.(CC)




Texto Anterior: Infantil: Cartoon testa novos desenhos
Próximo Texto: TV no mundo: Teste para "Soprano" recebe 13 mil candidatos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.