São Paulo, domingo, 30 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especial traz líder afegão morto

DA REDAÇÃO

O canal pago National Geographic exibe hoje, às 22h, uma entrevista inédita com o líder rebelde afegão Ahmad Shah Massoud, que foi assassinado no último dia 9, antevéspera dos atentados ocorridos nos Estados Unidos. Ele se opunha ao regime comandado pelo Taleban.
A conversa de Massoud com o jornalista Sebastian Junger foi gravada há cerca de um ano, em local secreto na única região do país que na época não era dominada pelos fundamentalistas islâmicos. Com uma hora de duração, o programa mostra também o drama da população que sobrevive em meio aos cada vez mais intensos combates.
Conhecido entre seus pares como o "Leão de Panjshir", Massoud foi morto quando homens-bomba detonaram seus explosivos no acampamento em que se encontrava, dois dias antes dos atentados às torres do World Trade Center e ao Pentágono. Sua morte, entretanto, só foi declarada oficialmente seis dias depois. O terrorista Osama bin Laden, principal suspeito de ter articulado os atentados nos Estados Unidos, é apontado pelos seguidores de Massoud, que ainda lutam no norte do país, como o mandante de seu assassinato.
O jornalista Sebastian Junger é norte-americano e um dos editores da revista "Vanity Fair". Ele cobriu a guerra no Afeganistão e também escreveu sobre o desrespeito aos direitos humanos em Serra Leoa e sobre os crimes de guerra em Kosovo. Junger é autor do livro "Mar em Fúria", sobre o naufrágio de um barco de pesca, que ficou na lista dos mais vendidos durante quatro anos e deu origem a um filme homônimo em 2000.
DIÁRIOS DO FRONT: ZONA PROIBIDA, hoje, no National Geographic, às 22h.



Texto Anterior: Conflito na tela: Adrenalina motiva jornalista na guerra
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.