São José dos Campos, Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITORAL
Pedra de 1.000 toneladas ameaça desabar sobre casas
IPT orienta prefeitura a realizar obra de emergência em Ilhabela

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) orientou a Prefeitura de Ilhabela a construir uma estrutura de apoio para sustentar a rocha de cerca de 1.000 toneladas que ameaça desabar sobre 18 casas do bairro Santa Teresa, região nobre, no litoral norte.
Uma outra pedra, com cerca de 500 toneladas, destruiu a casa de um casal de aposentados no mesmo bairro no domingo passado, após fortes chuvas no litoral norte. O prejuízo foi calculado em R$ 300 mil pelo casal.
As outras casas foram evacuadas, em razão do risco de desabamento de outras pedras que ficaram soltas durante o deslizamento do maciço rochoso.
A orientação surgiu após avaliação da área feita anteontem por geólogos do IPT e do IG (Instituto Geológico).
Outra orientação do instituto é implodir a rocha de 1000 t.

Prefeitura
Segundo os geólogos, a pedra está inclinada em um ângulo de 42 graus e só não caiu ainda porque conseguiu se estabilizar temporariamente em dois pontos de apoio naturais.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), disse que a prefeitura vai se responsabilizar pelo estrago e pagar o prejuízo do casal de aposentados que teve seu imóvel destruído.
Uma empresa foi contatada pela prefeitura para avaliar a área e construir a estrutura de suporte para a rocha.
O prefeito solicitou à PM que seja deslocado um reforço para evitar que as famílias voltem ao local. "Não sabemos quando a pedra será implodida", disse.


Texto Anterior: Economia: Embraer exporta 51,29% mais em 2000
Próximo Texto: Carnaval: Guará usa R$ 230 mil para escolas de samba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.