São José dos Campos, Sexta, 5 de fevereiro de 1999

Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO
Alteração no secretariado é a primeira desde o início do mandato; objetivo é ganhar perfil político
Emanuel faz alteração em 5 secretarias

ROGER MARZOCHI
da Folha Vale

O prefeito de São José dos Campos, Emanuel Fernandes (PSDB), fez ontem a primeira grande mudança em seu secretariado desde que assumiu, em janeiro de 97.
Cinco secretarias sofreram alterações após um ano de pressão exercida pelos vereadores da bancada de sustentação na Câmara.
Com a mudança dos nomes que compõem a administração, 300 funcionários que ocupam cargos comissionados podem ser afastados a partir de segunda-feira, caso não estejam de acordo com o projeto da prefeitura em tornar a administração mais "política" do que técnica.
"Todos os que ocupam cargos de confiança devem buscar esse convencimento para restabelecer a relação de confiança", disse Emanuel, sobre a necessidade de os membros da administração exibirem mais os projetos da prefeitura para a cidade.
Para fechar o ciclo entre o Executivo e Legislativo, o prefeito nomeou o vereador Walter Hayashi (PDT) líder do governo na Câmara, posto que estava vago desde o início de sua administração.
As mudanças ocorreram nas secretarias da Educação, Esporte, Planejamento, Administração e Desenvolvimento Social. Nenhum vereador assumiu cargo, como vinha sendo cogitado.
Segundo Emanuel, o problema da nomeação dos vereadores é o processo de desligamento da Câmara, que deveria ser feito apenas em março. O anúncio do novo secretariado vem sendo adiado desde o fim do ano passado.
"O que o vereador quer é ser um agente político e representar a sociedade na Câmara", disse.
Dos cinco secretários, apenas Juana Blanco já havia sido membro da administração. Ela, que é mulher de Emanuel, foi transferida da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente -cargo que ocupava desde o início da administração- para a pasta da Educação, substituindo Aydano Carleial.
Segundo Emanuel, a nomeação de Juana para a pasta é uma demonstração clara de que a Educação terá maior prioridade nos próximos dois anos. "É a pessoa mais próxima de mim, que sempre discutiu política e tem o seu trabalho orientado para ir atrás de seus objetivos", disse.
Segundo Juana, o seu papel será integrar o desenvolvimento da educação por meio do contato com empresários e a sociedade.
"Nós temos ótimos profissionais na área pedagógica hoje e esse setor não vai sofrer mudanças. Queremos aumentar a participação popular", disse.
Para o lugar de Juana foi nomeado o administrador de empresas Lauro Fernando Graças Farinas, presidente do Prodesi (Programa de Desenvolvimento Integrado de São José dos Campos).
Farinas tem a orientação de criar o Instituto de Planejamento, órgão que seria responsável por ampliar o debate sobre planejamento urbano e econômico. "Queremos também levar a revitalização do centro para os bairros", disse Emanuel.
Para a vereadora Amélia Naomi (PT), a mudança do secretariado não vai se refletir em melhoria da qualidade de vida da população.
"A política do Emanuel é dar golpe em quem não concorda com a administração", disse uma das representantes da oposição na Câmara de São José.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.