São José dos Campos, Domingo, 05 de Novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOVEST
Interessadas em talentos, empresas pagam para centrais selecionarem candidatos
Central facilita estágios

DA REDAÇÃO

Conseguir uma vaga na universidade é uma tarefa difícil, mas obter um estágio pode ser mais fácil. Hoje, já existem centrais de estágios que promovem integração com as empresas e não cobram nenhuma taxa do estudante.
O Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), de São Paulo, é uma dessas centrais. Segundo a supervisora de telemarketing do Nube, Alexandra Souza Queiroz, são abertas de 10 a 15 vagas de estágio por dia. Estagiários dos cursos de administração e comunicação social são os mais requisitados.
Para os estudantes de primeiro e segundo anos, Alexandra disse que surgem oportunidades principalmente na área de atendimento. Entre os alunos de direito, psicologia e ciências contábeis, por exemplo, os que estão a partir do terceiro ano têm mais chances.
Para tentar uma vaga de estágio no Nube, é preciso cadastrar o currículo na Internet no endereço (www.nube.com.br).
De acordo com Alexandra, cerca de 300 estudantes conseguem vagas por mês. Os contratos duram de seis meses a um ano.
A supervisora da área de atendimento ao estudante do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Mônica Farah Kotait Augusto, disse que os cursos que têm mais vagas são administração, engenharias mecânica, de produção e elétrica, computação e publicidade e propaganda. Entre os cursos com menos vagas, estão fisioterapia e odontologia.
"Não existem profissões desacreditadas. Biblioteconomia é um exemplo. Hoje, o profissional não fica restrito à atuação em bibliotecas, ele pode trabalhar, por exemplo, com Internet, buscando informações", explica.
As vagas para o curso de engenharia voltada para telecomunicações são as que mais crescem, segundo Mônica.
Diariamente, cerca de 120 vagas de estágio são abertas na CIEE. O estudante pode ir pessoalmente a um posto do CIEE ou cadastrar seu currículo pela Internet, no site www.ciee.org.br.

Unicamp
Os estudantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) podem contar com o SAE (Serviço de Apoio ao Estudante), que cuida dos estágios legais dos cursos. O SAE oferece orientação jurídica, que tira qualquer dúvida do estudante, como cláusulas do contrato de estágio ou parte legislativa, faz o seguro obrigatório e orienta e prepara os estudantes para os processos seletivos das empresas, com orientação pedagógica e psicológica.
Segundo o coordenador do SAE, João Frederico Meyer, o SAE tem mais de mil empresas conveniadas e, este ano, cerca de mil alunos conseguiram estágios pelo SAE, mantendo a média dos outros anos.
Quanto ao número de horas, Meyer esclarece que o estágio não pode interferir nas aulas. "O estágio deve contribuir para a formação do aluno, e não atrapalhar."


Texto Anterior: Diretoria do São José vai definir forma da eleição
Próximo Texto: Novidade: UFSCar desenvolve curso inédito no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.