São José dos Campos, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARREIRA MILITAR
Aumentam candidatas ao ITA

Mulheres agora podem optar por seguir carreira militar no instituto free-lance para a Folha Vale

No primeiro ano em que as mulheres puderam optar por seguir a carreira militar, o número de candidatas ao vestibular 2000 do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) cresceu 44,32% em relação ao concurso anterior.
Há quatro anos a instituição permite o ingresso de mulheres apenas para o curso de graduação. Segundo a comissão de vestibular, a participação delas vem crescendo a cada ano. Em 99, elas representavam 19,52% dos candidatos. Em 2000, o índice subiu para 23,9%.
O ITA acredita que o aumento tenha sido provocado pela possibilidade aberta às mulheres de escolha da carreira militar, assim como é permitido aos homens.
"Essa era uma antiga reivindicação das mulheres", disse Suzana Zepka, 44, chefe do vestibular e professora do curso de engenharia mecânica.
O aluno que quiser servir à Aeronáutica sai do instituto com a patente de primeiro-tenente e pode ser escalado para trabalhar em qualquer região do Brasil.
A candidata Fabíola Sech de Oliveira, 18, de Juiz de Fora (MG), quer cursar o ITA porque o considera a melhor faculdade. "Vou prestar engenharia da computação. Sempre gostei dessa área."
Já a catarinense Juliana de Oliveira, 17, disse que sempre foi interessada em engenharia aeronáutica.
"Como fiquei sabendo que o ITA era uma faculdade conceituada, decidi prestar o vestibular", afirmou.
Atualmente, o ITA tem cerca de 500 alunos, dos quais 20 são mulheres. Todos eles concorrem igualmente às vagas nos cursos de engenharia mecânica, aeronáutica, eletrônica, computação e infra-estrutura aeronáutica.
No primeiro ano de faculdade, todos os universitários são obrigados a fazer o curso de preparação para oficiais da reserva, mesmo que não tenham feito a opção pela carreira militar.



Texto Anterior: Informações
Próximo Texto: Paraense quer carreira militar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.